ENAP (2014) define os princípios orçamentários como sendo as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: Instituto Ânima Sociesc Órgão: CISNORDESTE - SC
Q1201949 Administração Financeira e Orçamentária
ENAP (2014) define os princípios orçamentários como sendo as regras fundamentais que funcionam como norteadoras da prática orçamentária. São um conjunto de premissas que devem ser observadas durante cada etapa da elaboração orçamentária.    No § 8º do art. 165 da Constituição Federal, se estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.    O texto contém o disposto no princípio orçamentário da: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão exige do candidato conhecimento dos princípios orçamentários.

O dispositivo constitucional trazido pelo comando da questão consagra o princípio da Exclusividade.

Por este princípio proíbe-se que o orçamento seja utilizado como instrumento para aprovação de matérias sem conexão com o conteúdo orçamentário. Assim, o orçamento deve tão somente prever as receitas e fixar as despesas, com ressalva para a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito (inclusive por ARO), nos termos da lei.

Destaque-se que a LOA pode autorizar a abertura de créditos adicionais SUPLEMENTARES, porém não é permitida a autorização, na LOA, para abertura de créditos adicionais especiais e extraordinários.

Em Resumo:

Princípio da Exclusividade:

- LOA: Só previsão de receitas e fixação de despesas;
- Exceção 1: Autorização para abertura de crédito SUPLEMENTAR;
- Exceção 2: Autorização para contratação de operações de crédito (inclusive por ARO).


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo.

Possui previsão no art. 165 da Constituição Federal:

“§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.”

O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo.

Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha previsão das receitas e fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO). Por exemplo, o orçamento não pode conter matéria de Direito Penal

Possui previsão no art. 165 da CF/1988: 

§ 8” A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho previsão da receita e fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. 

E também no art. 7” da Lei 4.320/1964

Art. 7A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: I ΠAbrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43;

II  Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa. 

§ 1Em casos de déficit, a Lei de Orçamento indicará as fontes de recursos que o Poder Executivo fica autorizado a utilizar para atender a sua cobertura. 

§ 2 O produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício. 

§ 3A autorização legislativa a que se refere o parágrafo anterior, no tocante a operações de crédito, poderá constar da própria Lei de Orçamento. 

 

 

ENAP (2014) define os princípios orçamentários como sendo as regras fundamentais que funcionam como norteadoras da prática orçamentária. São um conjunto de premissas que devem ser observadas durante cada etapa da elaboração orçamentária. No § 8º do art. 165 da Constituição Federal, se estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. O texto contém o disposto no princípio orçamentário da:

Exclusividade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo