A pandemia da COVID-19 impôs a todas unidades de ensino a fu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273481 Pedagogia
A pandemia da COVID-19 impôs a todas unidades de ensino a funcionarem de outra forma, instituindo o ensino remoto emergencial. Foi um contexto desafiador em que, num dia, dormimos professores da escola presencial e, no outro, acordamos em um cenário que precisávamos nos manter distanciados fisicamente, para preservar a vida. Mas também era imprescindível preservarmos o vínculo e as aulas com os estudantes e, em muitos casos, buscou-se a mediação dos processos de ensino e de aprendizagem pelas tecnologias digitais. Diante deste contexto, analise as seguintes afirmações: 

I- O Ensino Remoto Emergencial escancarou o problema da exclusão digital que ainda assola nosso país, pois muitas famílias não tinham acesso à internet de qualidade nem vários dispositivos digitais para diferentes filhos assistirem e/ou participarem de aulas remotas on-line.
II- Depois da pandemia, ainda há muito o que construir em relação à utilização do potencial das tecnologias digitais para garantir um ensino conectado, em rede, voltado para aprendizagens colaborativas on-line e para produção de tecnologias e de conhecimento, como defende Kenski (2012).
III- O ensino remoto emergencial envolveu também aulas síncronas em aplicativos e softwares de videoconferência, em que foram transferidos os mesmos rituais das aulas presenciais tradicionais, inclusive, os processos avaliativos chamados de provas foram postos em cheque, porque longe dos olhos do professor (com suas câmeras fechadas), os estudantes podiam “colar” nesses exames sem receio de sofrerem represálias.

A partir das proposições expostas, é CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas