No que se refere à agropecuária em Rondônia, assinale a opçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968956 História e Geografia de Estados e Municípios
No que se refere à agropecuária em Rondônia, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: B

Nesse quadro de favorecimento e incentivo da soja, na ausência de incentivo para outros sistemas e diante da crise financeira em que se encontram os produtores locais, os produtores de soja estão incorporando terras, na região sul, de vários pequenos produtores familiares, promovendo uma concentração fundiária. Os agentes locais ressaltam que na região sul, nos municípios de Cerejeiras e Colorado, foram implantados projetos de colonização que visavam grandes propriedades. Também essa região recebe incentivos do grupo Maggi para a expansão da soja. 

Depois da soja, outro grão de referência e crescimento de produção em Rondônia é o milho com um total produtivo de 948 mil toneladas. Em terceiro lugar se encontra o arroz, com 137 mil toneladas, e em seguida o algodão em caroço com 36 mil toneladas, o algodão em pluma com 14 mil toneladas e o feijão com 3,8 mil toneladas.

As empresas do agronegócio controlam a circulação das commodities, dado que a acumulação capitalista se concentra no processo de circulação da mercadoria, o que institui um novo uso do território a partir do controle dos fluxos. Ao tornar o espaço mais conectado às cadeias produtivas nacional e internacional, os novos circuitos espaciais de produção e os círculos de cooperação fragmentam as sub-regiões produtoras da Amazônia.

Os agentes hegemônicos são as grandes tradings, formadas, principalmente, pela ADM, Bunge, Cargill, Dreyfus e Grupo Amaggi (nacional). As ações políticas, econômicas e territoriais desses agentes se manifestam nas estratégias de controle dos recursos do território, potencializando a produção e as cadeias de serviços e de produtos, sobretudo, no controle da fluidez territorial, dado que a circulação material e imaterial são mecanismos que garantem as diferenciações territoriais, na medida em que permite articular o espaço da produção aos espaços do consumo. Atuam, dessa forma, nos segmentos de sementes, maquinários, implementos agrícolas, extensão rural, transportes e tecnologia da produção, inserindo no território todo um conjunto de produtos e serviços que unem ciência, técnica e informação, ou seja, a unicidade técnica da mercadoria, com apoio dos governos Federal e Estaduais, consolida o uso competitivo do território e sua fragmentação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo