Com relação a corpo de delito, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A
Vamos entender melhor o motivo pelo qual essa alternativa está correta e os conceitos envolvidos na questão.
Corpo de Delito é o conjunto de elementos materiais que constituem a prova de um crime. Nos crimes que deixam vestígios, é indispensável a realização do exame de corpo de delito, seja ele direto (quando se analisa diretamente os vestígios no local do crime, no corpo da vítima, etc.) ou indireto (quando a análise é feita a partir de informações e provas indiretas, como depoimentos, fotografias etc.).
A alternativa correta explica que nos crimes que deixam vestígios, segundo as normas jurídicas vigentes, é indispensável o exame de corpo de delito direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. Isso está de acordo com o artigo 158 do Código de Processo Penal (CPP) brasileiro, que estabelece que, em crimes que deixam vestígios, a prova pericial é obrigatória e a confissão do acusado, por si só, não pode substituir o exame de corpo de delito.
Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
B - O juiz estará adstrito ao laudo do perito, não podendo rejeitá-lo no todo ou em parte, conforme normas administrativas.
Essa afirmação está incorreta. Embora o laudo pericial seja uma prova importante, o juiz não está obrigado a aceitar o laudo do perito. Ele pode formar sua convicção com base em outras provas e elementos do processo.
C - Havendo confissão do acusado, não há necessidade de exame de corpo de delito, uma vez que restará provada a culpa ou dolo deste.
Como já discutido, nos crimes que deixam vestígios, a confissão do acusado não dispensa o exame de corpo de delito, conforme o artigo 158 do CPP.
D - A custódia dos vestígios encontrados em um cadáver vítima de morte violenta caberá à autoridade policial e aos peritos criminais que comparecerem à cena do crime, não havendo necessidade de essas normas atingirem os auxiliares de necropsia, uma vez que estes apenas devem transportar o cadáver, não havendo atos periciais aí envolvidos.
Essa alternativa está incorreta porque os auxiliares de necropsia também desempenham funções importantes no processo de análise pericial, e suas ações podem afetar a preservação de vestígios.
E - A perícia de documentos não poderá complementar o exame direto dos vestígios no corpo, uma vez que não há essa previsão legal.
Essa afirmação está errada. A perícia documental pode sim ser utilizada como complemento ao exame direto dos vestígios, conforme as necessidades do caso específico.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Caso tenha mais perguntas ou queira aprofundar algum ponto específico, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: LETRA A
Código de Processo Penal
Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. (...)
Foco, força e FÉ!!!
Nem precisa ler o resto das afirmações
Código de Processo Penal
Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. (...)
A-Nos crimes que deixam vestígios, segundo as normas jurídicas vigentes, é indispensável o exame de corpo de delito direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
B-O juiz (NÃO) estará adstrito ao laudo do perito, não podendo rejeitá-lo no todo ou em parte, conforme normas administrativas.
C-Havendo confissão do acusado, não há necessidade de exame de corpo de delito, uma vez que restará provada a culpa ou dolo deste.
D-A custódia dos vestígios encontrados em um cadáver vítima de morte violenta caberá à autoridade policial e aos peritos criminais que comparecerem à cena do crime, não havendo necessidade de essas normas atingirem os auxiliares de necropsia, uma vez que estes apenas devem transportar o cadáver, não havendo atos periciais aí envolvidos.
E-A perícia de documentos não poderá complementar o exame direto dos vestígios no corpo, uma vez que não há essa previsão legal.
pcmg
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo