De acordo com Chiavenato (2014), a Abordagem Clássica da Adm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171229 Administração Geral
De acordo com Chiavenato (2014), a Abordagem Clássica da Administração possui suas origens nas consequências geradas pela Revolução Industrial, em especial, relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo a substituição do empirismo e da improvisação por métodos baseados na ciência. Nesse sentido, a Administração Científica, que é uma das teorias que compõem a Abordagem Clássica, possui ênfase nas tarefas, de modo que sua preocupação inicial se concentrou na eliminação do desperdício, elevando os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da Engenharia Industrial. Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta uma ideia NÃO afeita à Administração Científica. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a Administração Científica (Taylor).

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações. A Abordagem Clássica da Administração foi desdobrada em Administração Científica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol) principalmente.

Segundo Chiavenato (2018), a Escola da Administração Científica foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Sua principal preocupação era aumentar a produtividade da empresa através do aumento da eficiência em nível operacional (tarefas).

Desse modo, a teoria da administração científica, formulada por Frederick W. Taylor e outros, entre 1890 e 1930, buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações.

A escola científica possui grande ênfase na análise e na divisão do trabalho no nível operacional (operário), pois segundo Taylor a tarefa desempenha por essa classe possui grande unidade fundamental da organização.

Uma outra preocupação de Taylor estava voltada em eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e concomitante conseguir elevar os níveis de produtividade através da aplicabilidade de métodos da engenharia industrial.

Por fim, cabe destacar que o Taylorismo implantou a ideia de tempos e movimentos para garantir que todos os empregados fizessem as mesmas tarefas de forma exatamente igual. Além disso, os incentivos eram puramente salariais ou prêmios de produção para estimular a elevação da eficiência do operário.

Ante o exposto, a alternativa que não tem relação com a teoria da administração científica de Taylor é a letra “C", uma vez que foi Fayol quem desenvolveu as funções administrativas, como planejamento, organização, direção e controle, bem como a visão sistêmica não era uma característica da administração científica.

Gabarito do professor: Letra “C".

Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa C é característica da Teoria Neoclássica.

✅ Letra C.

Na Administração Científica, tem-se o seguinte -------------> 2PCE

Planejamento

Preparo.

Controle.

Execução.

Na Teoria Clássica, tem-se o seguinte ----------------------------> PO3C.

Prever.

Organizar.

Comandar.

Coordenar.

Controlar.

Na Neoclássica, tem-se o seguinte ------------------------------------> PODC.

Planejamento.

Organização.

Direção.

Controle.

Fonte: aulas do Prof: Rafael Barbosa, Gran Cursos.

O BOM DA VIDA É QUE ESSES DIAS DIFÍCIES TAMBÉM PASSAM!! FÉ NA JORNADA!!

c - A administração deve ser encarada como um processo sistêmico, composto por funções, como planejamento, organização, direção e controle.

GAB C

QUEM TRABALHA COM O PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE É A ABORDAGEM NEO CLÁSSICA, VEJAMOS:

TEORIA NEOCLÁSSICA

  • Autor: Peter Drucker;
  • Ênfase: Tarefas, estruturas e pessoas;
  • Concepção do Homem: Homem Organizacional e Administrativo;
  • Características: Funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar; Administração por objetivos (APO); Reafirmação da doutrina clássica, mas de forma não absoluta e Ênfase nos princípios de Administração.

COMPLEMENTANDO.......................

CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

  • Pai Frederick Taylor;
  • Surgiu em 1903, nos Estados Unidos;
  • Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo);
  • É uma abordagem de baixo para cima;
  • O trabalhador era visto como uma máquina;
  • Não considerava o ambiente externo;
  • Organização como um sistema fechado;
  • Buscava alcançar a EFICIÊNCIA;
  • Foi a primeira a tornar a administração uma ciência;
  • A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT);
  • Salário era de acordo com a capacidade de produção;
  • A produtividade era resultado dos esforços;
  • Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos.

....................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo