Em relação ao estudo do DNA, que tem permitido grande avanço...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968985 Medicina Legal
Em relação ao estudo do DNA, que tem permitido grande avanço na ciência criminal, assinale a opção correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E. Vamos entender por quê, e analisar as outras alternativas para esclarecer todos os pontos abordados na questão.

Alternativa E: Denomina-se heteroplasmia a condição verificada em uma pessoa com mais de um tipo de DNA mitocondrial.

A heteroplasmia realmente descreve a presença de mais de um tipo de DNA mitocondrial dentro das células de um indivíduo. Esse fenômeno pode ocorrer devido a mutações que aparecem em algumas, mas não em todas as mitocôndrias. Portanto, esta é a alternativa correta.

Analisando as alternativas incorretas:

A: Todos os indivíduos genotipados até o presente momento apresentam apenas um perfil de DNA (ácido desoxirribonucleico).

Essa afirmação está incorreta porque cada indivíduo possui um perfil genético único (com exceção de gêmeos idênticos). Mesmo entre gêmeos, podem existir pequenas variações devido a mutações somáticas que ocorrem ao longo da vida.

B: O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que, em humanos, também ocorre nas mitocôndrias, podendo ser utilizado para a determinação direta da paternidade post mortem.

Embora seja verdade que o DNA mitocondrial (mtDNA) está presente nas mitocôndrias, ele herdado exclusivamente da mãe. Portanto, não pode ser usado para a determinação direta da paternidade, apenas para traçar linhagens maternas.

C: No genoma humano, as regiões de VNTR (variable number tandem repeat), ou minissatélites, são aquelas em que o número de repetições de uma dada sequência de bases está entre 1 e 4.

Isso está incorreto porque os VNTRs, ou minissatélites, geralmente possuem uma sequência de bases que é repetida múltiplas vezes (tipicamente entre 10 a 100 vezes) dentro do genoma, e não apenas entre 1 e 4 vezes. As repetições entre 1 e 4 são características dos microssatélites ou STRs (short tandem repeats).

D: O estudo do cromossomo Y permite a obtenção de informação indivíduo-específica.

O estudo do cromossomo Y é útil para traçar linhagens paternas e para identificação de sexo. No entanto, ele não fornece um perfil genético único para cada indivíduo do sexo masculino, pois os homens de uma mesma linhagem paterna têm cromossomos Y muito semelhantes.

Espero que isso tenha ajudado a esclarecer o tópico. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais explicações, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A heteroplasmia é a presença de uma mistura de mais do que um tipo de genoma mitocondrial ou genoma cloroplastidial em uma mesma célula. Diz-se que um indivíduo é heteroplasmático quando possuía uma mistura de duas populações diferentes de mitocôndrias ou cloroplastos

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que, em humanos, também ocorre nas mitocôndrias, podendo ser utilizado para a determinação direta da PATERNIDADE post mortem. A herança do DNAm é TODA da mãe!

A - ERRADA. Se assim fosse, não haveria possibilidade de identificar alguém através da genética;

B - ERRADA. A análise do DNA mitocondrial está relacionada a determinação de linhagem materna;

C - ERRADA. Os minissatélites possuem repetições de 10-100 nucleotídeos;

D - ERRADA. O estudo dos cromossomos Y, como por exemplo os Y-STRs, não permite individualizar uma pessoa, mas permite o estudo da genealogia paterna;

E - CORRETA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo