No que se refere à coloração das equimoses no trabalho de c...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - B
➡ A prova de Verderau consiste em comparar a relação existente entre as hemácias e leucócitos da lesão suspeita, tomando como parâmetro esses elementos figurados do sangue de outra região qualquer do corpo. Se a relação dos glóbulos brancos e vermelhos se equivale nas duas contagens, diz-se que a lesão foi produzida após a morte. Se a primeira contagem é superior à segunda, conclui-se pelo diagnóstico de uma lesão in vitam.
Ademais:
Espectro equimótico de Legrand du Saulle
· Vermelho – 1º dia
· Violácea – 2º ao 3º dia
· Azul – 4º ao 6º dia
· Esverdeada – 7º ao 10º dia
· Amarelada – 12º dia
· Esvanece – 15º ao 20º dia
Fonte: Comentários dos colegas do Qc.
→ (ESPECTRO EQUIMÓTICO DE LEGRAND DU SAULLE) - Trata-se da variação cromática da equimose que permite aferir o nexo temporal da lesão. A coloração da equimose apresenta-se inicialmente avermelhada, depois evoluindo para azulada e, subsequentemente, esverdeada e amarelada, finalmente voltando, a pele, a sua normalidade.
Flamínio Fávero expõe que em certas regiões como a conjuntiva, as equimoses mantêm, até o completo desaparecimento o mesmo colorido vermelho. Equimoses profundas apresentam-se de coloração preto, mantendo o colorido durante todo o tempo de evolução. No cadáver, o colorido da equimose é o mesmo que foi fixado em vida, sofrendo modificações, apenas, consequentes à putrefação. A data de uma equimose será diagnosticada pelo exame macroscópico, microscópico e químico da região e dos respectivos gânglios.
** Há certa divergência na literatura médico-legal sobre o tempo de recuperação do organismo diante das equimoses. Contudo, a maioria expõe o prazo de 21 dias. a cronologia da variação cromática:
1. Vermelho-violácea - Do início ao 2º dia
2. Azulada - Do 3º ao 6º dia
3. Esverdeada - Do 7º ao 12º dia
4. Amarelada - Do 13º ao 20º dia
5. Desaparecimento - À partir do 21º dia
V vermelho 1
R roxo 2 a 3
A azul 4 a 6
V verde 7 a 10
A amarelo 10 a 15
Equimose é o derramamento sanguíneo onde o sangue se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos (manchas roxas).
GAB: letra b.
Equimose: é o extravasamento, superficial ou profundo, de sangue que se infiltra e coagula em malhas do tecido do corpo.
As equimoses podem ser classificadas em:
- Imediatas ou tardias;
- Superficiais ou profundas (nos órgãos internos);
- Intra vitam ou post mortem (que, em regra, não seriam equimoses verdadeiras, mas “falsas equimoses”; no caso, a diferença será determinada pelo Índice de Verderau, isso é, se houve reação inflamatória é intra vitam, caso não, é post mortem).
O índice de Verderau consiste em comparar a relação existente entre as hemácias e leucócitos da lesão suspeita, tomando como parâmetro esses elementos figurados do sangue de outra região qualquer do corpo.
Em que pese a prova de Verderau ser usada para distinguir uma lesão ocorrida em vida, de uma ocorrida após a morte, quando a morte sobrevém imediatamente após a lesão, ela não tem validade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo