Considerado o fenômeno cadavérico da maceração, assinale a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968993 Medicina Legal
Considerado o fenômeno cadavérico da maceração, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - O concepto morto, principalmente a partir do 5.º mês de gestação e retido intrauterinamente, sofre o processo de maceração asséptica.

Explicação:

A alternativa C é a correta. A maceração é um fenômeno cadavérico que ocorre em fetos mortos e retidos dentro do útero. Este processo pode ser dividido em diferentes graus, dependendo do tempo de retenção e das características observadas no feto. A maceração asséptica se refere à decomposição do feto no ambiente estéril do útero, particularmente após o 5.º mês de gestação. Nesse período, os tecidos do feto começam a se desintegrar sem a presença de infecção bacteriana.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Na maceração de primeiro grau, há formação de bolhas (flictenas) na pele do feto, que se enchem de líquido, mas o líquido amniótico não necessariamente se torna amarelo citrino. Portanto, essa descrição não está precisa.

B - A descrição do terceiro grau de maceração está incorreta. O terceiro grau de maceração ocorre após cerca de 7 a 10 dias de morte fetal intrauterina e é caracterizado por desintegração significativa dos tecidos. O cavalgamento dos ossos cranianos e a distensão do abdômen são fenômenos que podem ocorrer, mas a descrição dada não corresponde aos detalhes precisos do terceiro grau.

D - Embora a maceração seja predominantemente observada em fetos retidos intrauterinamente, não é exclusivo para eles. A maceração pode ocorrer em outros ambientes aquosos, como em casos de afogamento.

E - A descrição da pele em contato com líquido amniótico esverdeado devido ao mecônio não corresponde à fase secundária da maceração. A pele torna-se avermelhada e frágil nas fases iniciais da maceração, e o mecônio pode ser liberado, mas isso não define a fase secundária do processo.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o fenômeno cadavérico da maceração. Se precisar de mais esclarecimentos, estarei à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Maceração – processo de transformação no qual há a destruição dos tecidos moles do cadáver. Ocorre pela ação prolongada de líquidos (pele esbranquiçada e enrugada). É concomitante/simultâneo a putrefação. 

Pode ser:

 i.     Séptica – resulta da exposição prolongada do cadáver num liquido que esteja contaminado por micro-organismos. Não impede a ocorrência da putrefação;

 ii.     Asséptica – não há contaminação do líquido. Geralmente ocorre nos fetos que, mortos, permanecem no interior do útero, protegidos pelo líquido amniótico.

  • MACERAÇÃO:  

Observa-se nos casos de maceração em geral o destacamento de amplos retalhos de pele que se assemelham a luvas

a maceração se dá em meio líquido. 

A maceração pode se dar em: 

  1. MEIO ASSÉPTICO, reservado aos fetos retirados do útero post mortem {É a designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação de microorganismos. 
  2. MEIO SÉPTICO aos afogados em geral {Que provoca infecção; em que há germes causadores de doenças. Putrefativo; que ocasiona putrefação, apodrecimento. 

** a maceração FETAL ocorre do 6 ao 9 mês de gravidez (VELOSO). 

Ademais, o corpo perde sua consistência, o ventre se achata (devido à pressão intrauterina) e os ossos se livram dos tecidos. Há o cavalgamento dos ossos da abóbada craniana (o crânio atropela o próprio crânio), a coluna também devido à pressão intrauterina, perde sua configuração e há a queda do maxilar inferior sinal de boca aberta – dentre outros.  

1. Primeiro grau: presença de flictenas (bolhas) na epiderme contendo líquido 

serossanguinolento (primeira semana de morte fetal); 

2. Segundo grau: ruptura das mencionadas flictenas, líquido amniótico sanguinolento e 

epiderme arroxeada (segunda semana de morte fetal); 

3. Terceiro grau: deformação craniana, infiltração hemoglobínica nas vísceras e córion friável e de tonalidade marrom-escura (terceira semana).  

  • Maceração: Ocorre pelo  descolamento dos tecidos. É um processo especial de transformação que sofre o cadáver do feto no útero materno, do sexto ao nono mês de gravidez. Esse fenômeno pode ser séptico de acordo com as condições do meio onde o corpo permanece.

séptica (contaminada - afogado) ou asséptica (não contaminada -fetos)

Não seria a partir do 6° mês ?

Classificação de estimativa do tempo de morte fetal intrauterino:

Grau 0 – óbito de menos de oito horas apresentam pele de aspecto bolhoso

Grau 1 – óbito entre oito e vinte e quatro horas apresenta o início do descolamento da epiderme

Grau 2 – Óbito de mais de vinte quatro horas apresenta grande descolamento cutâneo e derrame serossanguinolento avermelhado nas cavidades serosas

Grau 3 – óbito de aproximadamente quarenta e oito horas apresenta derrames das cavidades serosas e o fígado aparenta cor amarelo-amarronzada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo