Na modelagem de um processo administrativo da universidade, ...
Nesse contexto, o administrador deve representar essa modelagem com um gateway
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gateway Inclusivo: Losango com uma circunferência dentro.
Ao dividir, um ou mais ramos são ativados dependendo de uma fórmula configurada em cada fluxo de sequencia. Todos os ramos de entrada ativos devem se completar antes de convergir em outro gateway.
Gateway inclusivo (Databased Inclusive Gateway)
Representa uma condição de fluxo inclusiva, em que pode haver uma combinação dos caminhos criados a partir do gateway, de acordo com uma informação a ser verificada. Este gateway é representado visualmente como o losango com um marcador de círculo dentro dele.
Quando o processo em execução atingir este gateway, o processo deverá avaliar a condição relacionada, e uma ou mais das saídas do gateway poderão dar seguimento.
Semanticamente, este gateway funciona como um “e/ou”, já que o caminho a ser seguido pode ser um e/ou outro, de acordo com as informações e a lógica do negócio.
Quando este gateway é utilizado para realizar a convergência de fluxos, ele garantirá que todos os fluxos que estiverem em execução sejam concluídos, chegando até ele antes de dar continuidade à sequência de atividades.
Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2012/11/um-guia-para-iniciar-estudos-em-bpmn-ii-gateways/
Em suma, podemos dizer que os gateways são pontos de decisão em que você ajusta a trajetória de um conjunto de ações, com base em determinados elementos e condições.
Como o nome já sugere, o gateway exclusivo é aquele que define um único caminho a ser seguido, de forma a garantir que o percurso mais rápido para a conclusão dos objetivos ou processos da empresa seja sempre seguido. Nesta estratégia, uma decisão é tomada, e os fluxos sempre convergem para uma única sequência de ações. Ademais, ele é representado por um losango vazio, ou um losango com um marcador de “x”.
Marcado por não ser orientado por regras rígidas, o gateway inclusivo é o tipo de decisório que analisa, primeiro, a necessidade do processo, para, então, incluir os caminhos necessários ao atendimento daquela demanda — ele pode, até mesmo, combinar caminhos, se necessário. No que diz respeito ao seu símbolo, o gateway inclusivo é identificado por um losango com um círculo dentro.
O gateway paralelo é o sistema marcado pela divisão de um em dois ou mais caminhos, de forma que eles passem a ser executados paralelamente. Sua representação visual é um losango com sinal de “+ “dentro e, semanticamente, funciona como um “e” — vamos usar os caminhos “x” e “y”, por exemplo.
Gateway baseado em eventos Este tipo de gateway tem como fundamento evidenciar o início de um processo. Isso significa que o andamento de determinada ação só começa a partir de um ato específico — seja uma ligação, seja o envio de um e-mail, o vencimento de um contrato etc. Nesse sentido, analise o exemplo de uma empresa que deseja trabalhar com um novo.
No entanto, existe um vínculo contratual com o antigo parceiro. A partir do momento em que se encerra o prazo de validade desse documento, tem-se o início da sua liberdade para firmar um novo contrato com quem desejar. Ou seja, esse evento será o marco inicial para firmar outras parcerias. O gateway baseado em eventos é representado pela forma de um losango, que, dentro dele, contém um círculo com o sinal de “+”.
O gateway inicial exclusivo é responsável por apontar várias possibilidades de início. Isto é, ele permite que a pessoa tenha uma visão ampla e precisa de todas as formas possíveis para iniciar um processo e escolher o workflow mais conveniente. Neste modelo, temos como símbolo identificador o tradicional losango, preenchido por um círculo com um hexágono dentro.
https://blog.aloo.com.br/tipos-de-gateway/#:~:text=O%20gateway%20paralelo%20%C3%A9%20o,%E2%80%9Cy%E2%80%9D%2C%20por%20exemplo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo