Assinale a alternativa correta sobre fenômenos cadavéricos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em média, a rigidez cadavérica se inicia de 2 a 3 horas após a morte, se espalhando para outros músculos entre 6 a 12 horas, se completando em 18 a 36 horas e decaindo entre as 24 e 50 horas seguintes.
no sentido crânio caudal.
>> RIGOR MORTIS – Rigidez Cadavérica:
É um fenômeno abiótico consecutivo de natureza físico-química.
Estado de contratura muscular, devido à ação dos produtos catabólicos do metabolismo, correspondente a uma situação de vida residual do tecido muscular.
** ele pode ser considerado físico-químico ou químico, mas não meramente físico.
Lei de Nysten, segundo a qual a rigidez se manifesta primeiro na face, mandíbula e pescoço, seguindo-se dos membros superiores, tronco e, enfim, membros inferiores.
A rigidez – desaparece NA MESMA ordem, ou seja, quem ficou rígido primeiro também ficará flácido primeiro. Assim, a flacidez se inicia pela face, mandíbula, pescoço e assim sucessivamente.
Segundo França, a rigidez se inicia entre 1 e 2h após a morte, chegando ao ápice após 8h, e desaparecendo (flacidez muscular) em torno de 36 a 48h depois da morte, seguindo a mesma ordem de propagação.
- PERÍODO DE INSTALAÇÃO: de 1 a 2 horas
- PERÍODO DE ESTABILIZAÇÃO: após 8 horas
- PERÍODO DE DISSOLUÇÃO: em 36 a 48 horas.
Em geral a rigidez surge na mandíbula e nuca da 1ª à 2ª hora depois do óbito; da 2ª a 4ª hora nos membros superiores; da 4ª a 6ª hora nos músculos torácicos e abdominais e, finalmente, entre a 6ª e a 8ª hora post mortem nos membros inferiores. {de duas em duas horas.
- (1 a 2 horas): MANDÍBULA E NUCA;
- (2 a 4 horas): MEMBROS SUPERIORES;
- (4 a 6 horas): MÚSCULOS TORÁCICOS E ABDOMINAIS;
- (6 a 8 horas): MEMBROS INFERIORES.
Do menor musculo para o maior,, só lembrar que se inicia nos músculos pequenos da FACE.
GAB: B
A) O gás sulfídrico, detectado pela reação do acetato neutro de chumbo embebido em papéis de filtro colocados dentro da boca e em torno das narinas dos cadáveres, surge entre 48 a 72 horas após o óbito. Incorreta. Justificativa: os gases de putrefação, o gás sulfídrico, detectado pela reação do acetato neutro de chumbo embebido em papéis de filtro colocados dentro da boca e em torno das narinas, surge entre 9 a 12 horas após o óbito. Da mesma forma que a mancha verde abdominal, significa putrefação.
B) A rigidez ocorre das massas musculares menos volumosas para as massas musculares mais volumosas (e também da cabeça para os pés). Correta.
C) A técnica de Bonnet utiliza os fenômenos cadavéricos para determinar o horário da morte. Incorreta. Justificativa: Regra de Bonnet - a rigidez se inicia logo após a morte, atingindo o seu total desenvolvimento até a 15ª hora, e depois desaparece lentamente. Acaba quando os fenômenos destrutivos, de putrefação, se instalam.
D) A rigidez cadavérica instala-se mais rápido em cadáveres mais hidratados, iniciando-se em trinta minutos e vai se generalizando até 18 horas após a morte. Incorreta. Justificativa: a rigidez cadavérica é o endurecimento muscular. Se instala mais rápido em cadáveres pouco hidratados. Inicia-se dentro de 2 horas, generaliza-se entre 5 a 8 horas e permanece até 24 horas após a morte, iniciando-se a putrefação.
E) A Teoria Química de Brucke e Kuhne procura explicar a fase coliquativa pela formação de pontes químicas permanentes entre a actina e a miosina nos sarcômeros. Incorreta. Justificativa: a rigidez cadavérica é um fenômeno físico-químico que compromete todos os músculos do corpo. Os músculos pequenos ficam rígidos mais rapidamente. Ao que tudo indica, há uma desidratação muscular, que produz coagulação da miosina e aumento do ácido láctico no músculo (teoria de Brucke e Kuhne).
RIGOR MORTIS:
Sentido: cranio-caudal
inicio: 1 a 2h
completa: 8h
desaparece: 24h
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo