No que se refere a mortes no trânsito provocadas pela ingest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968996 Medicina Legal
No que se refere a mortes no trânsito provocadas pela ingestão de substâncias proibidas quando da condução de veículos automotores, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a)Na embriaguez preordenada, o agente ingere bebida alcoólica ou consome substância de efeitos análogos com a finalidade de cometer um crime. Completa ou incompleta a embriaguez, não há exclusão da imputabilidade, tampouco redução de pena. Ao contrário, agrava-se a sanção penal (art. 61, II, “l”, do Código Penal).

b) já pensou? Absurda, elimina

C) O erro da letra "C" está em limitar a Medicina Legal a exame clínico, e os exames laboratoriais (Conforme meu amigo Leandro Mello observou)

d) O enunciado fala para analisarmos dentro do contexto : "No que se refere a mortes no trânsito provocadas pela ingestão de substâncias proibidas quando da condução de veículos automotores, assinale a opção correta.''

e) correta

Questao com filtro errado. Esta atualmente nos filtros de agentes mecanicos quando deveria esta em agentes quimicos. Ademais, consegue-se eliminar boa parte das alternativas por redução logica.

A) Embriaguez preordenada AGRAVA a culpabilidade

B) Hipótese que a embriaguez exclui a culpabilidade = se for COMPLETA e proveniente de CASO FORTUITO ou FORÇA MAIOR

C) Peço ajuda aos colegas

D) Fase da embriaguez relacionada a crimes OMISSIVOS e possiblidade de ser molestad0, é a FASE DO PORC0 (fase do sono, comamosa)

E) GABARITO

Fases da Embriaguez

Fase do Macac0 (fase de excitaç@o ou euforia): extroversão exagerada, falante (verborreia), cheio de graça, risadas, feliz

Fase do Leão (fase da confusão): é a verdadeira fase médico-legal da embriaguez. Perturbações psicosensoriais profundas, com diminuição das faculdades mentais e falta de autocontrole. Começa a ter sinais de irritação e agressividade (situações em que as pessoas geralmente cometem delitos, por isso a fase mais importante para a Medicina Legal)

Fase do Porc0 (fase do sono, comacosa/coma ou da depressão): Arreflexia, atonia, midríase, pulso lento, hipotensão e hipotermia. Mal consegue manter-se em pé.

No estudo da tanatologia os exames de necropsia são elencados em clínicos e forenses, sendo que aquele será realizado na morte natural e o último, por ser médico-legal, para materializar o delito e contribuir para a cauda jurídica da morte.

Fui nesse raciocínio para responder a C como falsa.

GAB: E

  • Excitação, desinibição ou “macac0”: o indivíduo se mostra loquaz, vivo, olhar animado, humorado e gracejador, dando às vezes uma falsa impressão de maior capacidade intelectual. É a fase da euforia.
  • Confusão, agitação ou “leão”: Nesta fase, surgem as perturbações nervosas e psíquicas, andar cambaleante e aumento do grau de sujeição à irritabilidade e tendência a agressões. O interesse médico-legal nessa fase é pela probabilidade do cometimento de crimes comissivos.
  • Sono, comatosa ou “porc0”: Por fim, o paciente não para em pé e caminha com dificuldade. Normalmente, não reage a estímulos normais. A relevância médico-legal se relaciona com a possibilidade do cometimento de crimes omissivos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo