Texto 3A3-I A caracterização do infanticídio constit...
A caracterização do infanticídio constitui um dos maiores desafios da prática médico-legal, em virtude da complexidade e das inúmeras dificuldades de tipificar o crime. Não por outro motivo, essa perícia foi chamada de crucis peritorum – a cruz dos peritos. O exame pericial deve ser orientado na busca dos elementos constituintes do delito a fim de caracterizar: o diagnóstico do tempo de vida, o diagnóstico do nascimento com vida, o diagnóstico do mecanismo de morte, o diagnóstico do estado puerperal e o diagnóstico de puerpério ou do parto recente ou antigo da autora.
De acordo com as informações do texto 3A3-I, e considerando que o diagnóstico do tempo de vida é realizado mediante o estado do feto, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: C
questão cabe anulação pois a definição de infante nascido é que nasceu e RESPIROU.
Definição simples de Infante nascido: trata-se daquele que nasceu, respirou, mas não recebeu cuidados primários e a higienização necessária logo após o parto.
Fonte: Infanticídio – um crime de difícil caracterização e as políticas públicas de prevenção
De Bernadete Aparecida Rocha Andrade
Natimorto
Denomina-se como tal o feto morto durante o período perinatal que, de acordo com a CID-10 inicia-se a partir da 22a semana de gestação, quando o peso fetal é de 500 g.
A mortalidade perinatal pode ter causa natural ou violenta. As causas naturais mais comuns são: anoxia anteparto, prematuridade, anomalias congênitas e doença hemolítica congênita (Figuras 13.1 a 13.3). As causas violentas foram vistas no estudo do aborto criminoso.
Feto nascente
Como o infanticídio também se verifica “durante o parto”, é necessário estabelecer nessa circunstância o estado de feto nascente. Em outras legislações, a modalidade de crime nesse estágio denomina-se feticídio.
O feto nascente apresenta todas as características do infante nascido, menos a faculdade de ter respirado. No infanticídio de feto nascente, as lesões causadoras de morte estão situadas nas regiões onde o feto começa a se expor e têm as características das feridas produzidas in vitam.
Infante nascido
Infante nascido é aquele que acabou de nascer, respirou, mas não recebeu nenhum cuidado especial. Apresenta proporcionalidade de suas partes, peso e estatura habitual, desenvolvimento dos órgãos genitais, núcleos de ossificação fêmur-epifisária e, ainda, outras características que merecem melhores detalhes,
Recém-nascido
O estado de recém-nascido é caracterizado pelos vestígios comprobatórios da vida intrauterina. Tem o recém-nascido um estágio que vai desde os primeiros cuidados após o parto até aproximadamente o 7o dia de nascimento .
Esse conceito é puramente médico-legal, a fim de atender à exigência pericial no tocante à permanência de elementos de prova do estado de recém-nascido. Em Pediatria, considera-se até o 30o dia, o que é perfeitamente aceitável sob o ponto de vista clínico-terapêutico.
FRANÇA, 2017
1) NATIMORTO:
o feto morto durante o período perinatal que, de acordo com a CID-10, inicia-se a partir da 22a semana de gestação, quando o peso fetal é de 500 g. (FRANÇA)
OBS.: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define abortamento como interrupção da gravidez ANTES das 22 semanas de gestação, ou um feto (MENOR) que 500g, ou 16,5 cm.
2) FETO NASCENTE - FETICÍDIO:
→ nasceu e não respirou.
O feto nascente apresenta todas as características do infante nascido, menos a faculdade de ter respirado. No infanticídio de feto nascente, as lesões causadoras de morte estão situadas nas regiões onde o feto começa a se expor e têm as características das feridas produzidas in vitam.
3) INFANTE NASCIDO:
→ nasceu e respirou.
que acabou de nascer, RESPIROU, mas não recebeu nenhum cuidado especial.
A alternativa C é feto nascente ou infante nascido? Eu acho que a banca fez confusão com os dois conceitos.
gabarito esté errado! seria a letra E a resposta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo