Considerando que o testemunho, sob o ponto de vista psicoló...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Comentário:
A questão aborda o processo de formação do testemunho sob o ponto de vista psicológico. Esse processo é dividido em quatro fases distintas. Entender essas fases é fundamental para compreender como as informações são captadas, processadas e externalizadas pelas testemunhas.
Alternativa B - Correta
A quarta fase é a da exteriorização, que se cristaliza com o processo testemunhal em si, através da narração de um fato em arguido no depoimento. Nesta fase, a testemunha verbaliza o que observou, transformando as memórias em palavras. Esse é o momento em que a informação é comunicada para outras pessoas, como um juiz ou investigador, tornando-se uma parte oficial do processo judicial.
Alternativa A - Incorreta
A primeira fase é a da sensação, que é mais fisiológica do que física. No entanto, afirmar que é o estágio com menor número de erros não é correto. A fase de sensação pode ser influenciada por diversos fatores como condições ambientais e emocionais da testemunha, o que pode levar a erros na percepção inicial.
Alternativa C - Incorreta
A segunda fase não é a da fixação. Na verdade, a fixação é o processo pelo qual as informações captadas pelos sentidos são codificadas e armazenadas no cérebro, mas isso ocorre mais tarde. A alternativa correta para a segunda fase é a percepção.
Alternativa D - Incorreta
A segunda fase é a da percepção, mas a descrição fornecida está incorreta. A percepção ocorre quando as impressões captadas pelos sentidos são organizadas e interpretadas pelo cérebro. A memória e as recordações entram em jogo mais tarde, nas fases subsequentes.
Alternativa E - Incorreta
A terceira fase não é a da percepção. Na verdade, a terceira fase é a da memória, onde as informações percebidas são armazenadas e podem ser recordadas posteriormente. Nesta fase, as lembranças são consolidadas no cérebro e podem ser evocadas quando necessário.
Conclusão
Compreender as quatro fases do testemunho (sensação, percepção, memória e exteriorização) é essencial para interpretar corretamente a validade e a confiabilidade de um depoimento. Cada fase tem suas particularidades e possíveis fontes de erro, tornando a análise cuidadosa e crítica uma parte vital da Psiquiatria Forense.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - B
Sob o ponto de vista psicológico, o testemunho se forma por meio de um processo constitutivo de quatro fases: sensação, percepção, fixação e exteriorização.
A fase de sensação é mais física que fisiológica e por isso é o estágio responsável pelo maior número de erros porque é necessário que ela alcance um “limiar de excitação”. A fase de percepção, também sensível a erros, porque apenas um pequeno número de dados sensoriais passa para o campo da consciência, podendo ainda ter um caráter apenas ilusório. Das percepções a mais importante e a que tem maior valor probatório é a visual. A percepção auditiva tem também certo valor e é mais significativa do que as percepções olfativas e gustativas; a percepção tátil é aquela que menos tem importância pelo pouco valor convincente para um testemunho. A fixação é a fase em que a impressão se projeta no cérebro, no campo da consciência, e quando as imagens passam a ser recordadas por meio de lembranças, mas, mesmo assim, não está livre de deformações. Finalmente, é na fase de exteriorização que se cristaliza o processo testemunhal, permitindo a narração de um fato em arguido quando do depoimento.
Fonte: Genival Veloso de França - Décima primeira edição.
GABARITO: B
Fases do testemunho
1 - Sensação: mais física que fisiológica e por isso é responsável pelo maior número de erros porque é necessário que ela alcance um “limiar de excitação”.
2 - percepção: também sensível a erros, porque apenas um pequeno número de dados sensoriais passa para o campo da consciência, podendo ainda ter um caráter apenas ilusório. A percepção mais importante e que tem maior valor probatório é a visual. A auditiva tem também certo valor e é mais significativa do que as percepções olfativas e gustativas; a percepção tátil é aquela que menos tem importância pelo pouco valor convincente para um testemunho.
3 - fixação: fase em que a impressão se projeta no cérebro, no campo da consciência, e quando as imagens passam a ser recordadas por meio de lembranças, mas não está livre de deformações.
4 - exteriorização: cristaliza o processo testemunhal, permitindo a narração de um fato em arguido quando do depoimento.
A primeira fase tem o maior número de erros, a segunda inicia a projeção a terceira já se formam as lembranças
Testemunho: 4 fases. Percepção. Armazenamento. Recuperação. Expressão
O que é isso? Vi, lembrei, vou relatar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo