Uma criança de cinco anos de idade apresenta quadro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373965 Medicina

Uma criança de cinco anos de idade apresenta quadro febril há três dias, com tosse produtiva, inapetência e prostração. Sua vacinação é completa e não há qualquer antecedente pessoal ou familiar de imunodeficiência. Ao exame físico, constata-se freqüência respiratória de 48 movimentos respiratórios por minuto, sem tiragem subcostal. A ausculta pulmonar permite identificar estertores crepitantes na região interescapulovertebral direita. À percussão do tórax, detecta-se macicez na mesma área. A expansibilidade torácica está levemente diminuída do lado direito. Observa-se, ainda, palidez cutaneomucosa moderada. Na impossibilidade da realização do exame radiológico, o pediatra diagnosticou pneumonia e prescreveu cloranfenicol por via endovenosa.


Com base no caso clínico descrito acima, julgue o item a seguir.


O diagnóstico de pneumonia feito pelo pediatra é improcedente porque foi baseado em critérios unicamente clínicos, entre os quais freqüência respiratória de 48 movimentos por minuto, que é normal para a idade dessa criança

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: Errado (E)

Vamos analisar o contexto apresentado:

O diagnóstico de pneumonia feito pelo pediatra se baseou em uma série de sinais clínicos identificados durante o exame físico da criança. Apesar de não ter sido realizado um exame radiológico, o diagnóstico clínico de pneumonia pode, sim, ser feito com base em sinais e sintomas específicos, principalmente em locais onde o recurso de imagem não está disponível. Isso é especialmente pertinente em situações de emergência ou em regiões com poucos recursos.

**Critérios Clínicos Considerados:**

  • Febre há três dias, tosse produtiva e prostração, que são sintomas comuns em infecções respiratórias.
  • Frequência respiratória de 48 movimentos por minuto. Para uma criança de cinco anos, uma frequência respiratória superior a 40 movimentos por minuto é considerada alta e sugere taquipneia, um sinal clássico de pneumonia.
  • Estertores crepitantes na ausculta, que são indicativos de infiltração no parênquima pulmonar, como ocorre na pneumonia.
  • Macicez à percussão, que sugere a presença de consolidação pulmonar.
  • Expansibilidade torácica diminuída do lado afetado, que complementa os achados de pneumonia.

Portanto, a afirmação de que o diagnóstico é improcedente por ter sido baseado unicamente em critérios clínicos está incorreta. A literatura médica apoia o diagnóstico clínico de pneumonia, especialmente quando evidências clínicas tão claras estão presentes.

**Sobre o uso do Cloranfenicol:**

O cloranfenicol é um antibiótico de amplo espectro, que pode ser utilizado em casos de pneumonia, principalmente em locais onde outras opções de tratamento não estão disponíveis. No entanto, devido aos seus efeitos colaterais potenciais, como aplasia medular, seu uso é geralmente reservado para situações específicas ou quando outras opções não são adequadas.

**Conclusão:**

O pediatra agiu de acordo com o que é reconhecido clinicamente como prática adequada frente a um caso de suspeita de pneumonia em uma criança, mesmo sem o auxílio de exame radiológico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1-5 anos FR < 40 irpm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo