Uma criança de oito anos de idade vem sendo tratada ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1373974 Medicina

Uma criança de oito anos de idade vem sendo tratada de anemia ferropriva há três anos. Não foi verificado aumento dos níveis de hemoglobina plasmática, nesse período. Trata-se de criança ativa, saudável, sem palidez cutaneomucosa nem visceromegalias. Sua alimentação foi feita sempre dentro do padrão normal em cada faixa etária, e a criança tem bom apetite. O exame físico é normal. Diagnóstico de anemia ferropriva foi formulado após avaliação hematológica rotineira, na qual se identificou nível de hemoglobina de 10 g/dL, microcitose e hipocromia moderadas. A criança submeteu-se, nesse período, a três ciclos de tratamento com sulfato ferroso, em dose adequada, por três meses em cada ciclo. A medicação foi corretamente ministrada pela mãe, sem interrupções. Apesar dos ciclos de tratamento, a hemoglobina permaneceu no mesmo nível inicial. O hemograma feito por ocasião da consulta atual mostrou hemoglobina de 10,2 g/dL e reticulocitose moderada. O restante do exame é normal.

Com referência a esse quadro clínico, julgue o item subseqüente.


Anemia hipocrômica e microcítica sem repercussão sobre o estado geral e na faixa etária descrita, apesar de revelar padrão hematológico típico da carência de ferro, não é exclusiva dessa condição nem é a principal hipótese diagnóstica, em virtude da reticulocitose moderada verificada no hemograma do paciente em causa.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item subseqüente está correto, uma vez que a presença de reticulocitose moderada indica que a medula óssea está produzindo novos eritrócitos em resposta à anemia, o que sugere que a causa da anemia não é exclusivamente devido à carência de ferro. Embora a anemia ferropriva seja uma das principais causas de anemia microcítica e hipocrômica, outros fatores, como deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, talassemia e anemia de doença crônica, também podem apresentar esse padrão hematológico. Portanto, é importante investigar outras possíveis causas da anemia, além de realizar um acompanhamento médico regular para avaliar a evolução do quadro clínico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo