De acordo com os conceitos de Vaz e Alchieri (2016) para a T...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900956 Psicologia
De acordo com os conceitos de Vaz e Alchieri (2016) para a Técnica de Zulliger, a classificação extratensivo se refere ao: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca do teste Zulliger

O teste de Zulliger, também conhecido como teste Z ou Z-teste, é uma técnica projetiva e aperceptiva que tem como objetivo descrever características da personalidade de uma forma simples e eficaz, baseado nas lâminas de Rorschach e no teste de Bero. Trata-se de um conjunto de variáveis, por meio das quais se pode quantificar aspectos funcionais e dinâmicos da personalidade. Foi o primeiro teste projetivo que possibilitou sua aplicação coletiva. A aplicação coletiva é recomendada para seleção ou classificação de pessoal e de pesquisa, não devendo ultrapassar o quantitativo de 35 pessoas. A individual permite uma avaliação mais minuciosa da personalidade. 


  
Tanto a aplicação individual quanto a coletiva é constituído de três pranchas:   

 

Prancha I - Aspectos primitivos da personalidade   

Prancha II - Afetividade/Emoções  

Prancha III - Relacionamento   

 

A análise dos tipos vivenciais da afetividade é realizada a partir de duas variáveis: a) primeira fórmula afetiva = Tipo de Ressonância Íntima (TRI) ou interna, calculado pela proporção de respostas de movimento (K) em relação à soma ponderada das respostas de cor (∑Cp); b) segunda fórmula afetiva = calculado pela proporção da soma ponderada das pequenas cinestesias (∑pequenas cinestesias) em relação à soma ponderada das respostas com sombreado (∑Ep). A partir dessas variáveis, os indivíduos são classificados em tipos de vivência afetiva, podendo ser: introversivo, extratensivo ou coartação emocional (também denominado como evitativo)



Gabarito da professora: LETRA B


Fontes:

CUNHA(2000). Psicodiagnostico V. São Paulo: Artmed, 2000. 

Antonechen, A.C (2019). Características Psicológicas De Cardiopatas Crônicos E Em Primeiro Evento Cardíaco Em Contexto De Emergência. Dissertação de Mestrado: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Ribeirão Preto: SP.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém tem alguma referência que aborde essa questão sem ser o manual do teste?

Vaz e Alchieri (2016) . Ele traz esse conceito

Têm-se quatro Estilos de Vivência, a saber, Introversivo, Extratensivo, Ambigual e Evitativo

(Exner e Sendín, 1999).

O tipo Introversivo é atribuído quando a frequência de resposta M é maior que a frequência de WSumC (M>WSumC). Essa classificação indica prevalência de um funcionamento ideativo na resolução de problemas,isto é, a pessoa tende a atuar de modo mais racional,a considerar as várias alternativas antes de tomar uma decisão e a se auto referenciar na busca de soluções.Estima-se que 36% dos adultos não pacientes no EUA sejam Introversivos (Exner e Sendín, 1999 e Weiner,

2000).

O tipo Extratensivo é conferido nos casos em que a frequência de M é menor que a frequência de WSumC (M<WSumC). Nesses casos, pode-se dizer que o examinando possui um estilo mais emocional, ou seja,as emoções exercem maior influência em sua atividade psicológica, podendo ter dificuldade para controlar a descarga emocional. Indivíduos Extratensivos pautam se em um funcionamento de ensaio e erro. Em estudo normativo no EUA 44% da amostra foi considerada extratensiva (Exner e Sendín, 1999 e Weiner, 2000).

O tipo Ambigual ocorre quando o número de respostas M equivale ao de respostas WSumC (M=WSumC), indicando pessoas sem um estilo definido de respostas básicas, com isso tendem a usar a ideação ou afeto de modo aleatório, sendo mais difícil prever suas reações. Aproximadamente 20% da população não-paciente são considerados ambiguais, sendo que após tratamentos ou mesmo com a maturidade, esses indivíduos tendem a adotar um estilo de vivência

Introversivo ou Extratensivo (Exner e Sendín, 1999 e Weiner, 2000).

O tipo Evitativo é atribuído aos casos em que tanto as respostas de M como WSumC não existem no protocolo do examinado (M=WSumC, sendo 0=0). Esses casos estão associados a psicopatologia severa, sendo indicativo de esforço defensivo, ou seja, o examinando não dispõe de recursos acessíveis para organizar suas condutas e é bastante vulnerável para sofrer episódios de desorganização. O Tipo de Vivência Evitativo indica maior predisposição a agir com impulsividade na medida em que faltam recursos suficientes para tomada de decisão e tolerância a situações estressantes (Exner e Sendín, 1999 e Weiner, 2000).

Fonte: Validade Convergente do Tipo de Vivência (eb) no Teste de Zulliger/sc Anna Elisa Villemor-Amaral Lucila Moraes Cardoso. Revista Psico. v.43, n.1 pp.109-115, jan./mar./2012

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo