Levando em conta os conceitos de Barros, Pichelli e Ribeiro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900961 Psicologia
Levando em conta os conceitos de Barros, Pichelli e Ribeiro (2017) sobre a associação entre o consumo de drogas e a ideação suicida em adolescentes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Na pesquisa dos autores, a hipótese 1 ("O uso de drogas pode ser um preditor de suicídio") foi confirmada. (  ) Na pesquisa dos autores, a hipótese 3 ("Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de suicídio – ideação, planejamento e tentativa") foi confirmada.
(  ) Ainda que a adolescência seja uma fase notadamente marcada pela busca de si, é clara a influência da família, dos colegas e da mídia nessa etapa da vida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca da ideação suicida de adolescentes com o uso de drogas


O estudo dos autores citado pela banca teve como objetivo identificar possível associação entre o consumo de drogas de abuso e a ideação suicida por adolescentes. Como objetivos específicos: analisar relações entre o uso de drogas e outros comportamentos ligados ao suicídio (planejamento e tentativa) e verificar se há diferenças significativas de gênero em relação ao consumo de drogas e suicídio, na forma de ideação, plano e tentativa. 


Os autores levantaram 3 hipóteses:  

1. O uso de drogas é um preditor de suicídio. 

2. As motivações e o uso de drogas estão relacionados ao gênero do indivíduo. 

3. Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de suicídio (ideação, planejamento e tentativa).



Vamos as afirmativas:


(Verdadeiro) Houve confirmação, conforme explicado pelos autores: “Foi identificada correlação positiva de 0,34 (p < 0,05) apresentada entre ideação suicida e uso de drogas (inalantes e injetáveis), o que corrobora com a associação entre ideação suicida e uso de drogas, problematizada e hipotetizada neste estudo" (p.314)


(Falso) Os autores não confirmaram essa hipótese: “a hipótese 3 não foi confirmada, já que o fator gênero não representou diferenças significativas na amostra estudada. Isso nos permite compreender que os adolescentes que compuseram a amostra estão vulneráveis ao suicídio independentemente das peculiaridades do gênero" (p.314)



(Verdadeiro) “Ainda que a adolescência seja uma fase notadamente marcada pela busca de si, é clara a influência da família, dos colegas e da mídia nessa etapa da vida. Desta forma, observa-se a perspectiva e a avaliação dos outros como importantes fatores para o desenvolvimento social do indivíduo, que parecem também gerar alguns conflitos interpessoais" (p.306)


Sequência: V-F-V




Gabarito da professora: LETRA D



Fonte: Barros, P., Pichelli, A.A., & Ribeiro, K.C. (2017). Associação entre o consumo de drogas e a ideação suicida em adolescentes. Mental - v. 11 - n. 21 - Barbacena-MG - Jul-Dez p. 304-320


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Aí a pessoa vai lá no conteúdo programático e encontra: "Produção científica em psicologia no Brasil, através das revistas científicas/acadêmicas, considerando as publicações a partir do ano de 2010." Qualquer coisa pode sair daí, minha gente, que absurdo cobrar esses artigos!

Barros, Pichelli e Ribeiro (2017) desenvolveram uma pesquisa que objetivou identificar uma possível associação entre o consumo de drogas de abuso e a ideação suicida por adolescentes. O objetivos específicos eram analisar relações entre o uso de drogas e outros comportamentos ligados ao suicídio (planejamento e tentativa) e verificar se há diferenças significativas de gênero em relação ao consumo de drogas e suicídio (ideação, plano e tentativa).

"Foi identificada correlação positiva de 0,34 (p < 0,05) apresentada entre ideação suicida e uso de drogas (inalantes e injetáveis), o que corrobora com a associação entre ideação suicida e uso de drogas, problematizada e hipotetizada neste estudo.

Assim, confirma-se a hipótese 1 de que o consumo de drogas (inalantes) pode ser um preditor da ideação suicida.

Quanto às três hipóteses sugeridas: a hipótese 1 (“O uso de drogas pode ser um preditor de suicídio”) foi confirmada; a hipótese 2 (“As motivações e o uso de drogas estão relacionadas ao gênero do indivíduo”) foi parcialmente confirmada; e a hipótese 3 (“Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de suicídio – ideação, planejamento e tentativa”) não foi confirmada. "

BARROS, Paula Danielly Queiroz de; PICHELLI, Ana Alayde Werba Saldanha; RIBEIRO, Karla Carolina Silveira. Associação entre o consumo de drogas e a ideação suicida em adolescentes. Mental, Barbacena , v. 11, n. 21, p. 304-320, dez. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272017000200002&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 25 out. 2022.

(V) Na pesquisa dos autores, a hipótese 1 ("O uso de drogas pode ser um preditor de suicídio") foi confirmada.

(F) Na pesquisa dos autores, a hipótese 3 ("Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de suicídio – ideação, planejamento e tentativa") não foi confirmada.

(V) Ainda que a adolescência seja uma fase notadamente marcada pela busca de si, é clara a influência da família, dos colegas e da mídia nessa etapa da vida.

Sequência correta: V - F - V

Gabarito: D

O sexo feminino foi uma taxa maior de ideações suicidas, mas o sexo masculino possui taxas maiores de tentativas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo