As formas farmacêuticas sólidas representam mais de dois ter...
As formas farmacêuticas sólidas representam mais de dois terços dos medicamentos comercializados, em razão do baixo custo com acondicionamento, armazenamento e transporte, e, por apresentarem maior estabilidade química, física e microbiana, têm boa aceitação, são fáceis de serem administradas e possibilitam controlar a biodisponibilidade. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tipo de forma farmacêutica:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
O tema central da questão é o conhecimento sobre formas farmacêuticas sólidas. Para responder à questão, é necessário entender as características e aplicações de diferentes tipos de formas farmacêuticas sólidas, como cápsulas, pós, granulados e glóbulos. Essas formas são utilizadas em medicamentos devido à sua estabilidade e facilidade de administração.
Justificativa da Alternativa Correta (D): Glóbulos são realmente uma forma farmacêutica sólida utilizada especialmente em medicamentos homeopáticos. Eles são constituídos por sacarose ou uma mistura de sacarose e lactose. Essa definição está de acordo com a descrição correta das formas farmacêuticas sólidas no contexto da questão.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Granulados não são tipicamente usados para a obtenção de suspensões e soluções. Eles são usados mais comumente como formas intermediárias ou finais que podem ser administradas diretamente ou convertidas em outras formas sólidas, como comprimidos. A descrição incorreta sobre sua aplicação faz essa opção errada.
Alternativa B: Cápsulas não utilizam um invólucro insolúvel. Elas são feitas de materiais como gelatina que são solúveis, se dissolvendo para liberar o conteúdo interno quando ingeridas. Portanto, a descrição da cápsula como tendo um invólucro insolúvel torna essa alternativa incorreta.
Alternativa C: Pós, como forma farmacêutica sólida, geralmente não contêm dose única. Eles podem ser dosados em múltiplas administrações e são comumente usados em embalagens que permitem a dosagem ajustável, como sachês ou potes. A afirmação de que eles contêm dose única é imprecisa, invalidando esta opção.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Onde está o erro na alternativa C?
A) Granulados até podem ser fases intermediarias, mas o comum é que eles se tornem cápsulas ou comprimidos.
B) O revestimento da cápsula não pode ser insolúvel. Se assim fosse, nós tomaríamos a capsula e depois poderíamos ver ela no cocô, como acontece com o milho. E nesse cenário o medicamento não poderia acessar a corrente sanguínea pra fazer seu trabalho.
C) Opção confusa, mas a ideia é que não necessariamente o sachê é uma dose única, podemos ter, como é o caso das Gluco+condro, que o uso é diário. Outra questão é que o Sal de fruta, muitas vezes pode vir em um pote, e não num sachê. Outro exemplo é a creatina, que vem em um pote, com um dosador (eu sei que esse é um suplemento)
D) Correta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo