Segundo Émile Durkheim, a educação é a influência exercida ...
No Brasil, a educação é um direito e um dever do cidadão e um dever do Estado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Comentário:
Para entender a questão proposta, precisamos compreender a visão de Émile Durkheim sobre a educação. Segundo Durkheim, a educação é um processo de socialização que ocorre pela influência das gerações adultas sobre as mais jovens, preparando-as para a vida em sociedade. Este é um ponto chave para entender como Durkheim vê a educação como mais do que apenas um processo de transmissão de conhecimento, mas como um meio de integração social.
Além disso, a questão aborda a legislação educacional no Brasil. Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Está fundamentada no artigo 205, que afirma: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."
Vamos agora justificar a alternativa correta e as incorretas.
Alternativa correta (C - certo):
A alternativa é correta pois está em consonância com o artigo 205 da Constituição Federal. Ela confirma que no Brasil a educação é um direito e um dever do cidadão e um dever do Estado. Isso significa que, além de ser um direito fundamental, a educação também é uma obrigatoriedade tanto para os cidadãos, que devem buscar e valorizar a educação, quanto para o Estado, que deve garantir acesso e qualidade na educação.
Por que as alternativas incorretas estariam erradas:
Se a questão tivesse alternativas incorretas, elas estariam erradas se afirmassem, por exemplo, que a educação é apenas um dever do Estado sem mencionar o direito do cidadão, ou vice-versa. Ou ainda, se dissessem que a educação não é um direito fundamental, estariam em desacordo com a Constituição.
Para concluir, a correta compreensão do papel da educação segundo Durkheim e a legislação brasileira é essencial para a resolução da questão. A educação é um direito fundamental e um dever compartilhado entre o Estado e os cidadãos, visando a integração social e o desenvolvimento pleno dos indivíduos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Certo.
Temos tendência de definir a Educação apenas como um direito de todos e um dever do Estado, mas assim como estabeleceu Durkheim, a educação também é um dever do cidadão, que deve preparar os mais jovens para a vida adulta, política e para seu pleno desenvolvimento pessoal. Para Durkheim, o dever de educação faz parte das instituições sociais que formam a sociedade, a consciência coletiva e fortalece o liame de solidariedade entre os indivíduos.
O artigo 125 da CF determina a educação não só como um dever do estado, mas também da família e da sociedade. Já no artigo 227, a CF estabelece que a educação das crianças é dever da família, da sociedade e do estado.
Art. 205 CF. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Contudo, achei meio errado o termo "cidadão", pois o dever de educação, no Brasil, é de todos, inclusive de indivíduos que não são cidadãos. Exemplo: um pai que não possui seus direitos políticos ativos, não é cidadão, mas continua com o dever de educar os filhos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo