A frase que NÃO corresponde à verdade é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D
P: Portugal faz fronteira com a Rússia (F)
Q: Sua capital é Lisboa (V)
(p^q) = Falso
Quem come milho é galinha e ainda considerou verdadeira a assertiva B.
Questão bem subjetiva, que eu saiba periquito não come milho não, pelo menos tenho um periquito australiano em casa e ele come painço, alpiste, essas coisas, menos milho!
Gabarito letra D para os não assinantes. Hahahaha Rindo aqui com seu comentário Si, porque lembrei do ditado, não sei se você conhece: "Periquito come milho, papagaio leva fama" . Então, eles comem milho sim, faz uma busca ai no Google que você vai ver, mas independente disso as bancas colocam esse tipo de questão justamente para que a gente a julgue com nosso conceito de certo ou errado, por isso, muito cuidado. A menos que a banca diga expressamente que periquito não come milho, não podemos inferir isso baseado na nossa experiência. A banca queria a alternativa que inegavelmente poderia ser julgada como errada. Tentarei explicar mais detalhadamente abaixo:
A)o Brasil fica na Europa ou o Flamengo do Rio de Janeiro tem a maior torcida de futebol.
Aqui o examinador usou uma afirmativa falsa, conectada pelo OU seguida de uma verdadeira (dá-lhe MENGÃO!). O "OU" só será F se ambas proposições forem F. Por isso, alternativa VERDADEIRA.
B) periquito come milho.
Só com essa afirmativa não podemos afirmar nada, nem que é certa ou errada, mas É POSSÍVEL que haja periquitos que comam milho. Por isso, a assertiva não pode ser julgada errada com 100% de certeza. A afirmativa pode ser considerada certa.
C)Brasil fica na América do Sul e produz café.
Aqui o examinador usou duas afirmativas corretas conectadas pelo "e". Sendo assim ela está inegavelmente correta.
D) Portugal faz fronteira com a Rússia e sua capital é Lisboa.
Nessa alternativa o examinador usou uma primeira alternativa errada, pois (Portugal faz fronteira apenas com a Espanha). Assim, como foi usado o conectivo "e", independentemente da veracidade da 2ª informação, já poderíamos afirmar com certeza que a alternativa está ERRADA!
E) o Inverno tem temperaturas menores que o Verão.
Aqui caímos no mesmo esquema do periquito. Já morei em Rondônia e no Mato Grosso. Nesses locais praticamente não há inverno. É calor o ano inteiro, fato esse que tornaria essa alternativa errada. No entanto, não podemos afirmar isso com o nosso conhecimento, pois pode haver lugares no Brasil nos quais essa afirmativa se encaixa. Por isso, a assertiva não pode ser julgada errada com 100% de certeza. A afirmativa pode ser considerada certa.
Desculpem o comentário extenso, mas penso que é preciso, principalmente quem tá iniciando e que às vezes sente dificuldades em se distanciar um pouco de suas concepções de "certo" e "errado" para julgar proposições lógicas. O intuito foi de ajudar! Não gostou? Só ignorar... #paz
A banca IBADE contratou a Presidanta Dilmãe para elaborar as provas de Raciocínio Lógico.
Meu Deus que banca é essa??? SOS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo