A origem dos tributos Atualmente a atividade tributária...
A origem dos tributos
Atualmente a atividade tributária tem assumido o papel de prover os recursos destinados ao governo para a realização dos fins almejados e revertidos para o bem-estar da coletividade, porém nem sempre foi assim.
Na antiguidade a tributação se destinava basicamente a custear guerras e a prover o sustento de uma classe governante que excedia em seus gastos com luxo e obras suntuosas para o seu mero deleite.
Em comunidades primitivas, quando a terra passou a ser um bem de muito valor e objeto constante de disputa entre diversas tribos, as tribos vencedoras exigiam vantagens tributárias tais como, contribuições em ouro, escravos e mercadorias a título de despojos de Guerra.
Na Pérsia no governo de Ciro, no século VI a. C foi implantado um eficiente sistema de correio que permitia o acompanhamento da arrecadação e controle. Tem origem na Pérsia a mais antiga taxa de prestação de serviço público, referente à expedição de carta de correspondência.
Nos antigos impérios a população pagava a “décima”, que correspondia a 10% sobre a produção devida ao Estado para as obras públicas.
No Egito antigo o império instituiu uma administração altamente especializada e centralizada e dentre as carreiras públicas, a de escriba real que controlavam a arrecadação de tributos, estava no topo da carreira. O regime tributário no Egito incidia sobre os camponeses que tinham a obrigação de pagarem a título de imposto uma contribuição sobre o montante da produção.
Na Grécia antiga os tributos serviam para custear as despesas de guerra e para isso o Estado cobrava impostos sobre estrangeiros, assim como a conquista de novas áreas servia para aumentar o controle da arrecadação tributária naquela região.
No império Romano a arrecadação de impostos também teve grande importância, pois sua riqueza e expansão foram conquistadas sobre bases tributárias. A expansão do império Romano resultou na anexação de territórios fora da Itália, sendo que as cidades provinciais pagavam os tributos diretos e permanentes sobre as pessoas, e sobre a produção da terra, bem como sobre exploração das minas. O atual sistema de múltiplos impostos foi herdado dos romanos.
(Alessandro Leôncio Frazão)
Um texto obedece a uma determinada estruturação, que, segundo seu autor, é mais conveniente.
Assinale a observação adequada sobre a estruturação desse texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos por partes
Letra C) O parágrafo final do texto mostra um ponto de chegada do sistema de impostos?
O atual sistema de múltiplos impostos foi herdado dos romanos.
caracterizado pela multiplicidade e pela ligação mais próxima ao sistema atual de cobrança?
as cidades provinciais pagavam os tributos diretos e permanentes sobre as pessoas, e sobre a produção da terra, bem como sobre exploração das minas.
A) Tratando-se de um texto histórico, cada parágrafo mostra sucessão cronológica e uma contínua retomada de informações anteriormente fornecidas.
O caso não é de sucessão cronológica, até porque a maioria desses sistemas tributários aconteciam de forma simultânea (e não sucessiva) nas épocas antigas
B) O critério de paragrafação do texto é fundamentado na diferença cronológica e na noção de progresso aplicada aos impostos.
Mesmo comentário da A, não há uma diferença cronológica exatamente, mas sim geográfica (como os tributos funcionavam em cada local)
C) O parágrafo final do texto mostra um ponto de chegada do sistema de impostos, caracterizado pela multiplicidade e pela ligação mais próxima ao sistema atual de cobrança.
GABARITO
D) O primeiro parágrafo mostra a etapa mais antiga do sistema de impostos, em oposição a todos os citados na sequência do texto.
O primeiro parágrafo fala da etapa atual.
E) O título selecionado para o texto abrange todos os tópicos abordados nos diversos parágrafos, encaminhados a justificar o sistema atual de cobrança de impostos.
O título fala sobre a origem dos impostos, mas o conteúdo veicula principalmente a ideia da função dos impostos em cada local em determinada época da história e de que forma esse imposto era cobrado. Assim, o título não engloba os aspectos tratados no texto.
(A) O erro da alternativa está em afirmar que o texto está estruturado em uma sucessão cronológica quando na verdade o excerto foi construído em fases de uma mesma época, antiguidade. E também não demonstra nenhuma retomada de informações anteriormente fornecidas, pois cada parágrafo é uma passagem independente.
(B) Essa alternativa também traz erro em dizer que o texto é fundamentado em uma diferença cronológica, e assim como citado anteriormente, o texto trata-se de uma mesma época.
(C) CORRETA - De fato o último parágrafo nos remete a ideia exposta nessa alternativa.
(D) É exatamente o contrário. O primeiro parágrafo está falando do sistema tributário atual, diferentemente dos restante do texto.
(E) Na verdade o título "A origem dos tributos" abrange quase todos os parágrafos, com exceção do primeiro.
É muito dificil lembrar a ordem cronológica dos períodos citados, sem nenhuma data de referência. Por isso, já eliminei as alternativas que dizem que o texto segue ordem cronológica e que a paragrafação é regida pela cronologia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo