A temática democracia, Estado e educação é muito instigante ...
A temática democracia, Estado e educação é muito instigante e faz parte da agenda brasileira, sobretudo, das políticas e gestão da educação. Essa tríade tem sido objeto de lutas e movimentos diversos. Se partirmos da premissa de que vivemos em um cenário de mudanças que impactam a vida social, as políticas públicas e, nesse contexto, a educação, a partir de proposições, tensionamentos e desafios em escala global, nacional, local e institucional, essa discussão ganha em escala, sobretudo num contexto de grandes retrocessos e, paradoxalmente, de resistências.
-
Fonte: Dourado, Luiz Fernandes. Estado, Educação e Democracia no Brasil: Retrocessos E Resistências. Educação e Sociedade, 2019.
-
Diante do texto apresentado, julgue os itens a seguir:
-
I. A reafirmação da Constituição Federal de 1988 é vital para a democratização do Estado, tendo em vista que ela define que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal, constituindo-se, portanto, em um Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
II. Em escala global e com impacto diretos nos contextos nacionais e locais, atualmente vem ocorrendo a desnaturalização do processo de financeirização, cuja lógica e dinâmica é a do retrocesso do capitalismo com políticas neoliberais fortemente atuantes no país.
III. A dinâmica sociopolítica brasileira não é linear, pauta-se em um desenvolvimento desigual e expressa-se no embate entre classes sociais no país e nas lutas pela democratização do Estado.
-
É CORRETO o que se afirma em: