“A sonegação é muito antiga no Brasil e até já criou express...
“A sonegação é muito antiga no Brasil e até já criou expressões na língua popular brasileira que muitos nem se dão conta de que surgiram por conta dos tributos, como o ‘Quinto dos Infernos’ que se referia à quinta parte ou os 20% que os demais países deveriam pagar para Portugal quando compravam produtos do Brasil na época da colônia. Ou ainda o ‘Santo do Pau Oco’ que eram as imagens de santos feitas em madeira ‘oca’ pois no interior delas os garimpeiros saíam com ouro dos garimpos sem pagar os tributos.”
Sobre a construção desse parágrafo, assinale a observação inadequada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Como assim o gabarito dessa questão não é a alternativa (E)???
"Quinto dos infernos" está ligada à ideia de tributação, enquanto "Santo do p* oco" está ligada à ideia de sonegar tributos. Sendo assim, a sonegação não está presente nas duas expressões, apenas em uma delas. A alternativa (E) é a inadequada ao meu ver.
Já a (D) não tem confrontação entre as expressões, e sim uma complementação da ideia principal que afirma que a cobrança elevada de tributos leva as pessoas à sonegação (esse é o argumento do texto, não a minha visão pessoal).
Alguém explica isso?
a letra E tá adequada por causa do começo do texto: “A sonegação é muito antiga no Brasil e até já criou expressões na língua popular brasileira ... como o ‘Quinto dos Infernos’... Ou ainda o ‘Santo’ "
gabariyo duplo, D e E estão claramente corretas.
Interpretação de texto da FGV é loteria, sem condições !!
FGV
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo