No que se refere a sistemas e redes de arquivo, julgue o pró...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815673 Arquivologia

No que se refere a sistemas e redes de arquivo, julgue o próximo item.


As redes de arquivo diferem dos sistemas de arquivo por prescindirem de um órgão central e por poderem se agrupar por temáticas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sistemas de Arquivos: conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns. 

Exemplo de sistemas de arquivos: o Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), que tem como órgão central o Conselho Nacional de Arquivo (Conarq). 

A principal característica dos sistemas é que eles possuem um órgão central que conduz os trabalhos.  

Rede de Arquivos são conjuntos de instituições autônomas entre si que se juntam para cooperar umas com as outras. Não há um órgão central e não há hierarquia.

Exemplo de rede de arquivos: os arquivos da região sudeste se unem para desenvolver alguma atividade em regime de cooperação.

Portanto, sim, as redes não possuem órgão central, ao contrário dos sistemas, e se agrupam por temas para cooperar entre si.

Gabarito do Professor: CERTO.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu achava que Administração era complexa,mas vendo essas questões para Arquivistas, fiquei achando ADM perfeita. kkkkk

Gab CERTO

JUSTIFICATIVA CESPE: CERTO. As redes de arquivo não são formadas no sentido hierárquico, como o sistema, os arquivos se agrupam por temáticas próprias e as suas decisões não são impositivas.

Redes de arquivo: conjunto de instituições que se unem para cooperar entre si visando objetivos comuns, de forma autônoma, ou seja, sem hierarquia. Exemplo: ARQUIFES - Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior

Características principais:

  1. Autonomia
  2. União visando objetivos comuns
  3. Sem hierarquia

Sistemas de arquivos: conjuntos de arquivos que independentemente da posição das respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns. Exemplo: SINAR (Conarq), SIGA (Arquivo Nacional)

Características principais:

  1. Órgão central
  2. Atuação integrada, mas coordenada
  3. Hierarquia

Gabarito: C) Certo.

Existem algumas coisas que podem ser muito subjetivas. Essa diferenciação entre sistemas e redes é uma delas.

Na minha opinião, tanto sistemas quanto redes de arquivos podem ser estruturados em torno de um órgão central. No entanto, a principal diferença entre os dois conceitos seria a natureza da relação entre as entidades envolvidas.

Um sistema de arquivos é uma estrutura organizada em que todos os componentes (arquivos) estão sob o controle administrativo de uma única entidade ou autoridade. Pode haver, e geralmente há, um órgão central que supervisiona a gestão e o funcionamento de todo o sistema.

Por outro lado, uma rede de arquivos é uma estrutura mais descentralizada que conecta várias entidades, que podem ser arquivos de diferentes instituições ou unidades de uma mesma organização. Em uma rede, cada entidade mantém sua autonomia e nada impede de haver um órgão de coordenação, mas não necessariamente um órgão central de controle. No entanto, a afirmativa estaria errada ao mencionar que as redes de arquivos "prescindem de um órgão central", porque é possível haver um órgão de coordenação na rede.

Mas, na literatura da área da arquivologia e na interpretação das bancas de uma maneira geral, é considerado que um sistema de arquivos sempre possui um órgão central de controle e redes de arquivos nunca possuem este órgão central.

A segunda parte da afirmativa, "podem se agrupar por temáticas", na minha opinião, também é subjetiva e pode ser verdadeira tanto para redes quanto para sistemas de arquivos. A organização por temas é um critério que pode ser aplicado em ambos os casos. Essa afirmação não seria (na minha opinião de b...) uma característica exclusiva das redes de arquivo. Também, na minha opinião, As redes e sistemas de arquivo também podem ser agrupadas por outros critérios, como localização geográfica, tipo de organização (publicas, educacionais, privadas, sociais, pessoais, etc.) ou tipo de informação. Agrupamento por tema é subjetivo e não é o único critério para formação de grupos.

Mas também nesse caso, na literatura da área da arquivologia e na interpretação das bancas de uma maneira geral, considera-se que se agrupar por temáticas é uma característica exclusiva de redes de arquivo e não de sistemas de arquivo.

Para efeitos de concursos, considere perfeito o resumo do Lucas Araújo, que comentou aqui antes:

Redes

  1. Autonomia
  2. União visando objetivos comuns
  3. Sem hierarquia

Sistemas

  1. Órgão central
  2. Atuação integrada, mas coordenada (compartilhamento de recursos)
  3. Com Hierarquia

precindir = não precisar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo