A diferença e o preconceito são efeitos do exercício políti...
I. O contato com o trabalho normativo, fora do mundo peculiar da família, realiza-se na escola e será tarefa sua impor ao espaço privado das necessidades e paixões individuais o mundo público e as heterogeneidades que permite. II. Não é a essência do indivíduo que o diferencia do outro, mas a possibilidade de agir e falar de tal forma que sua existência factual possa ser ultrapassada e, assim, alçar a excelência das realizações humanas que imprimem direções ao mundo. III. Diferenciar é atingir a dignidade da narrativa dos homens e, assim, afirmar sua presença no mundo dos vivos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - I, II e III.
A questão aborda a complexa relação entre diferença e preconceito nos espaços públicos, com ênfase na escola. Para resolver essa questão, é necessário entender como a escola serve como um ambiente onde as diferenças podem ser tanto acentuadas quanto diminuídas por meio de ações e políticas específicas. Também é crucial compreender o papel da escola na formação da identidade individual em contraste com o coletivo.
Justificativa da alternativa correta:
As três afirmativas estão corretas e abordam aspectos fundamentais da relação entre o indivíduo e o espaço público.
I. O contato com o trabalho normativo, fora do mundo peculiar da família, realiza-se na escola e será tarefa sua impor ao espaço privado das necessidades e paixões individuais o mundo público e as heterogeneidades que permite.
Esta afirmativa está correta porque a escola é, de fato, o primeiro espaço fora da família onde os indivíduos entram em contato com normas e regras que regulam a convivência social. Nesse ambiente, as necessidades e paixões individuais são confrontadas e ajustadas às exigências do espaço público, promovendo a heterogeneidade e a convivência entre diferentes.
II. Não é a essência do indivíduo que o diferencia do outro, mas a possibilidade de agir e falar de tal forma que sua existência factual possa ser ultrapassada e, assim, alçar a excelência das realizações humanas que imprimem direções ao mundo.
Esta afirmativa também está correta ao destacar que o que diferencia um indivíduo do outro não é a sua essência, mas sim sua capacidade de agir e falar de maneiras que transcendem sua existência factual. É através dessas ações e discursos que os indivíduos se destacam e contribuem para a construção de direções no mundo.
III. Diferenciar é atingir a dignidade da narrativa dos homens e, assim, afirmar sua presença no mundo dos vivos.
Por fim, a terceira afirmativa está correta ao sugerir que a diferenciação é uma forma de alcançar a dignidade na narrativa humana e afirmar a presença de cada indivíduo no mundo. Esta visão reconhece a importância de cada pessoa como um ser único que contribui para a riqueza da vida coletiva.
Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, justificando a escolha da alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém que possa explicar essa questão?
Gabarito: A
I, II e III.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo