Em relação aos ingressos públicos, avalie se as afirmativas ...
Em relação aos ingressos públicos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Transferências do Imposto sobre a Renda e sobre Produtos Industrializados estão inseridos no Grupo da Fonte de Recursos do Tesouro, tanto do exercício corrente como dos exercícios anteriores.
( ) A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador.
( ) Segundo a classificação pela origem, a Receita Corrente inclui a Receita Patrimonial, esta sendo proveniente da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.
As afirmativas são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(V) A Fonte das receitas públicas é evidenciada por três dígitos, o primeiro dígito corresponde ao Grupo da Fonte (recursos exercício corrente, recursos exercícios anteriores, recursos condicionados), o segundo e terceiro dígitos, por sua vez, corresponde à Especificação da Fonte como, por exemplo, o caso das Transferências do Imposto sobre a Renda e sobre Produtos Industrializados;
(V) Perfeito, todos os entes da Federação devem seguir a classificação da receita por natureza, o COEDT (Categoria Econômica, Origem, Espécie, Desdobramento, Tipo), esse tipo de operação permite a identificação das receitas segundo o fato gerador (acontecimento real) como, por exemplo, no caso das Categorias Econômicas (Corrente ou de Capital);
(V) Como vimos no item anterior, Receita Corrente é uma das Categorias Econômicas que se desdobra em diferentes Origens tais como: Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria; Contribuições; Receita Patrimonial; Receita Agropecuária etc. A Receita Patrimonial diz respeito aos ingressos referentes à fruição do próprio patrimônio público e o principal exemplo, muitas vezes, é o recebimento de aluguéis de prédios públicos cedidos a terceiros, mas também há os outros exemplos fornecidos pelo item.
Portanto, as afirmativas são, respectivamente, V, V e V.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Receitas correntes são aquelas que apenas aumentam o patrimônio não duradouro do , isto é, que se esgotam dentro do período anual. São os casos, por exemplo, das receitas dos que, por se extinguirem no decurso da execução orçamentária, têm, por isso, de ser elaboradas todos os anos. Compreendem as , receitas patrimoniais
A Portaria SOF nº 15.073/2019 (Dispõe sobre a classificação orçamentária por fontes de recursos para aplicação no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União), em seu Anexo II, deixa claro que a partir do exercício financeiro de 2021, os grupos de fontes de recursos são: “1 – Recursos Arrecadados no Exercício Corrente; 3 – Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores; 9 – Recursos Condicionados”.
Portanto, é FALSO que “Transferências do Imposto sobre a Renda e sobre Produtos Industrializados estão inseridos no Grupo da Fonte de Recursos do Tesouro, tanto do exercício corrente como dos exercícios anteriores”, pois, desde o exercício financeiro de 2021, não existem mais os grupos de fonte “Recursos do Tesouro” e “Recursos de Outras Fontes”. Em verdade, a partir de 2021, há apenas os grupos “Recursos Arrecadados no Exercício Corrente” e “Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores”.
A Portaria SOF nº 15.073/2019 não deixa dúvidas acerca disso, pois, em seu Anexo I, consta expressamente que os Grupos de Fontes “Recursos do Tesouro – Exercício Corrente”, “Recursos de Outras Fontes – Exercício Corrente”, “Recursos do Tesouro – Exercícios Anteriores” e “Recursos de Outras Fontes – Exercícios Anteriores” são válidos até o final do exercício financeiro de 2020.
FONTE: Recurso do estratégia para alteração do gabarito de A para D.
A classificação da receita pública por natureza é efetuada por meio de um código numérico de 8 dígitos. A partir deste código é possível, de forma imediata, relacionar a receita principal com aquelas dela originadas: Multas e Juros, Dívida Ativa, Multas e Juros da Dívida Ativa.
I. FALSA. ver MTO 18ed, página 34:
resumindo, ANTES o 1º dígito do GRUPO DE FONTES DE RECURSOS se chamava "1- Fonte de Recursos do Tesouro - Exercício Corrente" e "3 - Fonte de Recursos do Tesouro - Exercícios Anteriores". Agora mudaram o nome para 1 – Recursos Arrecadados no Exercício Corrente" e "3 – Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores".
questão dificílima, nem o examinador sabia dessa alteração, por isso o gabarito foi alterado!
II. VERDADEIRA
MCASP 9. Classificação da Receita Orçamentária por Natureza
Importante destacar que a classificação da receita orçamentária por NATUREZA é utilizada por TODOS OS ENTES DA FEDERAÇÃO e visa identificar a origem do recurso segundo o FATO GERADOR: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.
III. VERDADEIRA
Lei 4320/64, Art. 11. - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.
MCASP 9. Classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); por fim, demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores, nem no conceito de receita de capital (Outras Receitas Correntes).
MCASP 9. Origem da Receita. A Origem é o detalhamento das Categorias Econômicas “Receitas Correntes” e “Receitas de Capital”, com vistas a identificar a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos.
Gabarito do Questão de Concurso está errado. A opção correspondente com o gabarito da Banca FGV aplicada ano passado para Auditor da Receita Manhã, Verde, Tipo2 questão 37 é a Letra A onde todos os itens são verdadeiro. Boa sorte!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo