Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvol...
Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa.
Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:
contribuições de Henri Wallon. In: Psic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18
(com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item.
Um adulto com características obsessivas de
personalidade, segundo a visão psicanalítica clássica do
desenvolvimento, teria passado por uma elaboração
inadequada da fase oral.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado.
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta.
A questão envolve duas teorias distintas do desenvolvimento humano: a teoria de Henri Wallon e a teoria psicanalítica clássica de Sigmund Freud.
Henri Wallon propôs cinco estágios do desenvolvimento humano, mas a questão pede para analisar um adulto com características obsessivas de personalidade à luz da visão psicanalítica clássica, que é a teoria de Freud.
De acordo com Sigmund Freud, o desenvolvimento psicossexual é dividido em cinco estágios: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.
Freud sugere que características obsessivas de personalidade estão relacionadas a uma elaboração inadequada da fase anal, e não da fase oral. Na fase anal (aproximadamente dos 1 aos 3 anos de idade), a criança passa por desafios relacionados ao controle e à liberação, especialmente no que diz respeito ao treinamento do uso do banheiro.
Pessoas que passam por dificuldades ou conflitos não resolvidos durante a fase anal podem desenvolver características tais como obsessividade, rigidez, preocupação excessiva com ordem e limpeza, e atitudes controladoras na vida adulta.
Ao afirmar que um adulto com características obsessivas de personalidade teria passado por uma elaboração inadequada da fase oral, a questão comete um erro. A fase oral, que ocorre aproximadamente do nascimento até os 18 meses, está relacionada a comportamentos de dependência, passividade e busca por prazer oral (como comer, beber e fumar).
Portanto, a alternativa correta é E - errado, pois a afirmação de que um adulto com características obsessivas de personalidade teria passado por uma elaboração inadequada da fase oral não está de acordo com a teoria psicanalítica clássica.
Espero que essa explicação tenha sido clara! Caso tenha mais dúvidas ou precise de mais esclarecimentos, estou à disposição para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO.
A fixação na fase ANAL é que ocasiona a neurose obsessivo-compulsivo.
Na fase ORAL, a fixação causa depressão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo