A paciente deve ser orientada a realizar ativamente os exer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674921 Fisioterapia
Uma paciente de 44 anos de idade, funcionária de uma empresa da indústria têxtil, refere que, após levantar material pesado para colocá-lo em uma prateleira acima do nível da cabeça, sentiu uma fisgada muito forte no ombro direito. Foi atendida pelo médico do trabalho que a afastou das atividades laborais, solicitou raios X de ombro e encaminhou a paciente para a fisioterapia. No exame de imagem, a anatomia óssea estava preservada, porém notou-se um acrômio do tipo ganchoso (classificação grau III de Bigliani). Na avaliação fisioterapêutica, constataram-se dor grau 7 pela EVA em região da tuberosidade maior do úmero, sem edema ou elevação da temperatura local, restrição da amplitude de movimento para os movimentos de flexão e rotação lateral de ombro acima de 90º, além de força grau 3 avaliada pelo teste manual.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A paciente deve ser orientada a realizar ativamente os exercícios pendulares de Codman, na clínica de fisioterapia e em nível domiciliar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é "E - errado".

Para entender a justificativa, é importante analisar o contexto clínico apresentado. A paciente foi diagnosticada com um acrômio do tipo ganchoso, também conhecido como tipo III na classificação de Bigliani. Esse formato de acrômio está frequentemente associado a uma síndrome do impacto subacromial, que pode levar a lesões no manguito rotador devido ao espaço subacromial reduzido.

No caso descrito, a paciente apresenta dor intensa e restrição de movimento, especialmente em atividades acima de 90 graus de flexão e rotação lateral do ombro. Além disso, a força muscular foi avaliada como grau 3, indicando uma diminuição da força muscular significativa.

Os exercícios pendulares de Codman são frequentemente utilizados no início da reabilitação de lesões no ombro, pois ajudam a manter a mobilidade articular sem sobrecarregar a musculatura afetada. No entanto, a orientação para realizá-los de forma ativa, tanto na clínica quanto em casa, não é adequada para este caso. Isso ocorre porque a paciente possui dor significativa e restrição de movimento, e os exercícios pendulares de Codman são, tradicionalmente, realizados de forma passiva ou ativa-assistida nos estágios iniciais de reabilitação para evitar agravamento da dor.

Portanto, a orientação correta para essa paciente, considerando sua condição atual, seria a realização de exercícios de mobilidade passiva ou ativa-assistida cuidadosamente supervisionados. A ênfase inicial deve ser em controlar a dor, permitir a cicatrização e evitar a sobrecarga dos tecidos afetados.

Caso a paciente realize exercícios de forma ativa sem a devida recuperação e controle da dor, pode haver risco de agravamento da lesão, aumentando a inflamação e piorando o quadro clínico.

Conclusão: A orientação para a paciente realizar ativamente os exercícios pendulares de Codman neste estágio do tratamento está incorreta, justificando a resposta "E - errado".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Queria saber o erro da questão. Seria pela dor grau 7 ?

Acho q n Marcela, ja q nos exercícios de codman o intuito é justamente descomprimir a cabeça do umero

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo