Durante um trabalho de auditoria financeira, ao analisar a c...
Durante um trabalho de auditoria financeira, ao analisar a conta de despesa com manutenção de equipamentos industriais, o auditor observou que o valor com a aquisição de uma máquina embaladora havia sido debitado nessa conta.
Nessa situação, são aplicáveis
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, todas as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e subavaliação.
Atenção! Segundo a doutrina¹, a experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (ex: ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras (ex: passivos e receitas).
Devido ao método das partidas dobradas, quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também são testadas indiretamente nessa mesma direção. O inverso também verdadeiro.
Feita a revisão do conteúdo, já podemos analisar a situação do caso hipotético.
Durante um trabalho de auditoria financeira, ao analisar a conta de despesa com manutenção de equipamentos industriais, o auditor observou que o valor com a aquisição de uma máquina embaladora havia sido debitado nessa conta.
Daqui extraímos que foi realizado um lançamento incorreto, por exemplo:
D - Despesa com manutenção ( ↓ Resultado)
C - Caixa/Bancos ( ↓ Ativo)
Enquanto que o lançamento correto seria:
D – Máquina (↑ Ativo)
C - Caixa/Bancos ( ↓ Ativo)
Atenção! Perceba que existe uma despesa registrada que não era para estar ali (despesa superavaliada) e que existe um ativo não registrado mas que era para ter sido reconhecido (possível ativo subavaliado).
Com essas informações já podemos direcionar os testes. Como vimos, será realizado um teste principal para superavaliação de despesas (conta devedora) e um secundário, como consequência, para subavaliação do ativo.
Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:
A) Errado, o ativo será testado para subavaliação e a despesa para superavaliação.
B) Certo, nessa situação, são aplicáveis um teste principal de despesa para superavaliação e um teste secundário de ativo para subavaliação.
C) Errado, o ativo será testado para subavaliação e a despesa para superavaliação.
D) Errado, o ativo será testado para subavaliação e a despesa para superavaliação.
E) Errado, o teste principal é realizado para a superavaliação, nesse caso, despesas. O secundário é realizado para subavaliação, nesse caso, o ativo.
Gabarito do Professor: Letra B
Crepaldi, Silvio Aparecido Auditoria contábil : teoria e prática / Silvio Aparecido Crepaldi; Guilherme Simões Crepaldi – 10. ed. – São Paulo : Atlas, 2016 p.377.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
A questão diz que havia uma máquina embaladora registrada na conta de despesa com manutenção. Sabemos que nesse caso a máquina deveria ser registrado no ativo, como imobilizado.
Ou seja, a conta de despesa está SUPERAVALIADA pois há registro indevido, tendo um saldo maior do que deveria, e a do ativo está SUBAVALIADA, já que não está registrada a maquina, tendo um saldo menor do que deveria estar registrado.
Conforme doutrina, o testes principais de superavaliação são realizados em contas que são debitadas (ativo // despesa). Comparando com a questão, a conta de despesa que se encontra superavaliada, então nela será feita o teste principal, e no ativo um teste secundário.
Faz uma transferência aí para a conta correta rapaz! rsrs
(D) Imobilizado
(C) despesa com manutenção
Direção dos Testes:
O saldo de uma conta do BP ou da DRE pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, todas as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os TESTES PRINCIPAIS de superavaliação para as contas devedoras (normalmente, contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para contas credoras (geralmente, contas de passivo e receitas). Devido ao fato de as transações na contabilidade serem registradas pelo sistema de partidas dobradas, quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também são testadas indiretamente nessa mesma direção. Da mesma forma, quando se testam contas credoras para subavaliação, as contas devedoras estão sendo testadas secundariamente nessa mesma direção.
- Bizu: olhe primeiro para o Teste Principal: de Superavaliação (ativo e despesa) // de Subavaliação (passivo e receita).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo