Um auditor estava elaborando o planejamento de um trabalho d...
Um procedimento substantivo que pode ser aplicado para atingir esse objetivo é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
De acordo com a fonte mencionada ao final deste comentário, quando se tem por objetivo identificar a correção e a consistência da base utilizada para os registros de depreciação, exaustão e amortização do ativo imobilizado, os testes substantivos de auditoria recomendados são: recálculo ou testes preditivos das despesas de depreciação, exaustão e amortização.
Portanto, o gabarito é letra D.
Fonte: Crepaldi, Silvio Aparecido; Guilherme Simões Crepaldi - Auditoria contábil: teoria e prática – 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2016.)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D.
Mais uma questão polêmica e muito difícil. Nessas questões, temos que esquecer um pouco a decoreba, o padrão que a gente ja acostumado com outras bancas e fazer a resolução de forma racional (rs), pensando exatamento no que ela quer tirar do candidato, ainda mais nesse cargo. Vamos lá:
- o objetivo dessa auditoria foi verificar a conformidade da DESPESA DE DEPRECIAÇÃO
- ademais, pede um procedimento substantivo que pode ser realizado para esse objetivo. (prof. disse que acha que não precisa entrar no mérito de procedimento substantivo x controle. mas eu acho que isso é importante sim, pra esse caso narrado.
.
Crepaldi: Auditoria Contábil
Quadro 11.5
tipos de erros das DC's > objetivo: despesa de depreciação foi corretamente registrada em uma base consistente > exemplos de testes substantivos para esse objetivo > recálculo ou testes preditivos da despesa de depreciação.
.
A FGV basicamente copiou o que está no livro do doutrinador.
Vamos analisar as demais assertivas pra ir eliminando:
a) ora, se o objetivo é referente a despesa de depreciação, a documentação da AQUISIÇÃO do imobilizado não irá ajudar de nada para evidências. claro que para calcular a depreciação precisamos fazer o cálculo com o valor de aquisição, mas pra esse caso em tela, não se aplica.
b) esse item é importante, mas entendo que pra esse objetivo da questão, não. se fosse em relação ao grupo do imobilizado, creio que seria um procedimento adequado, verificar se há realmente controle, propriedade, e etc dos ativos.
c) claro que normas e políticas da entidade são importantes, até pra ver qual método de depreciação foi escolhido e porquê. mas veja, é muuuuito abrangente. esse procedimento serve pra N objetivos, temos uma assertiva mais certeira pra esse caso.
e) pessoal, despesa de depreciação e despesa por redução ao valor recuperável são coisas distintas. apesar da explicação do Prof. Guilherme que deu como gabarito pra essa questão, não consigo entender a afinidade dessas duas contas para verificar a confiabilidade da rubrica "despesa de depreciação".
.
acho que é isso, dúvidas ou correções, avisem-me.
Gabarito: D.
Questão decoreba, tendo em vista que cobrou uma linha extremamente específica de um livro doutrinário de mais de 500 páginas.
Acredito que se a intenção da banca fosse avaliar o raciocínio que melhor se aplica ao caso concreto frente as alternativas, teria dado a letra "C" como gabarito, já que "examinar as normas e as políticas da entidade para controle de ativos" me parece o adequado em um cara-crachá na contabilização esperada da depreciação versus o que realmente consta nos registros da entidade.
Questão que é mais viável ir pelo conhecimento adquirido durante o estudo das disciplinas do que decoreba. Primeiramente, elimina-se A, B e E por serem claramente procedimentos vinculados aos testes de observância. Logo, ficamos entre C e D e podemos ver que ambas as alternativas se encaixam no enunciado (mais uma questão subjetiva da FGV).
Contudo, a letra C possui um enunciado correto, mas amplo demais, já a alternativa D apresenta uma aplicação mais específica ao caso concreto. Confesso que não me recordava da abordagem de Crepaldi sobre o assunto, porém, ao ler o enunciado e reler as alternativas, realizar um teste preditivo da despesa de depreciação para verificar se a despesa de depreciação do ativo imobilizado foi corretamente registrada, parece bem viável, não é mesmo?
Em muitas questões da FGV, principalmente nas disciplinas específicas, tenho acertado pela releitura do enunciado e marcando as alternativas que representam fielmente o que foi solicitado no comando da questão.
Gabarito letra D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo