A organização sociopolítica de povos africanos, antes da che...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170268 História
A organização sociopolítica de povos africanos, antes da chegada de europeus, séc. XIV d.C., se deu por meio dos Impérios de Gana, Mali e Songai, Reinos Achanti, Abomé e Congo. O Reino de Gana é caracterizado como um dos ricos e poderosos impérios da época. Costa e Silva ocupando-se dos relatos de experiências dos viajantes árabes, ao notarem a riqueza do Reino de Gana, transcreve: 
De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol. [Gana] é a terra do ouro. (...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão (COSTA E SILVA, Alberto da, em Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 27.32). 

Os textos acima levam à conclusão de que o Rei de Gana utilizava:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Buscamos a opção corretamente relacionada ao texto associado.

A) A ostentação da extrema riqueza foi uma estratégia política e diplomática muito bem utilizada pelo rei de Gana com o objetivo de demonstrar suas capacidades financeiras que iam desde a organização de seus palácios, troféus e cidades até sua capacidade militar de forma a dissuadir seus inimigos de combate-lo e facilitar seus aliados de manterem-se ao seu lado.

B) O teor do texto não é necessariamente de aspecto religioso.

C) O ouro de Gana é comparado ao de outros lugares e tido como de maior quantidade e qualidade sem que isso fosse necessariamente uma questão religiosa.

D) A referência divina no texto é associada a origem de um pedaço de ouro de tamanho inigualável sem que isso seja necessariamente uma questão de fé ou organização religiosa.

GABARITO DO PROFESSOR: A









Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Viajantes estrangeiros chamaram Gana de “o país do ouro”. O reino enriqueceu explorando o comércio de marfim, escravos e, sobretudo, de ouro. O ouro vinha das fabulosas minas de ouro de Bambuk e Buré, junto às nascentes do Níger e do Senegal, ao sul de Gana. Sua localização exata foi mantida em segredo por séculos. Possivelmente, o “gana” não mantinha qualquer controle sobre a região aurífera, mas dominava o acesso aos mercados onde o ouro era trocado e, cobrava por isso."

Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: https://ensinarhistoria.com.br/reino-de-gana-o-pais-do-ouro/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo