Quanto aos documentos digitais arquivísticos, julgue o item ...
Quanto aos documentos digitais arquivísticos, julgue o item que se segue.
O nome e a versão do software de produção de um documento
digital são dois dos componentes digitais que constituem
esse documento.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
JUSTIFICATIVA DA BANCA: . A designação componente digital refere-se aos objetos digitais que compõem o documento arquivístico digital. De modo geral, pode-se dizer que componentes digitais são os arquivos de computador que contêm as informações de conteúdo, forma e composição necessárias à apresentação do documento arquivístico. As ações de preservação são realizadas nos componentes digitais.
Gabarito: Certo
Componente Digital é o Objeto digital que é parte de um ou mais documentos digitais, incluindo os metadados necessários para ordenar, estruturar ou manifestar seu conteúdo e forma, que requer determinadas ações de preservação. Um documento arquivístico digital pode ser composto por um ou mais componentes digitais.
Exemplo: Uma fotografia digital tem apenas um componente digital, que é o arquivo com a imagem, já um documento multimídia tem diversos componentes digitais, que são os arquivos com o código executável, os textos, as imagens e os registros sonoros
O gabarito da questão foi C) Certo.
Essa questão eu errei. Meu primeiro impulso foi considerar que nome e versão de software seriam metadados. Metadados, por si só, não constitui o documento. Metadados são informações sobre o documento, mas que não fazem parte do conteúdo do documento em si. Essas informações são cruciais para a preservação digital, pois ajudam a entender o ambiente necessário para acessar e usar o documento, mas elas não são o documento em si. Mas analisando as definições do e-ARQ e os demais comentários postados aqui, cheguei a seguinte conclusão:
As definições do e-ARQ Brasil deixam claro que um "componente digital" é essencialmente qualquer parte de um documento digital, incluindo o conteúdo do documento em si, qualquer metadado necessário para organizar, estruturar ou interpretar o conteúdo, e qualquer outra informação ou arquivo necessário para apresentar o documento.
Então, embora o nome e a versão do software de produção sejam frequentemente considerados como metadados, dentro deste contexto específico, eles são necessários para a apresentação e interpretação do documento, tornando-os um "componente digital" nesse sentido.
Portanto, na questão em análise, quando diz "O nome e a versão do software de produção de um documento digital são dois dos componentes digitais que constituem esse documento", a frase está considerando o nome e a versão do software de produção como parte da informação necessária para apresentar ou interpretar o documento.
Pode parecer estranho considerar esses elementos como parte do "documento" em si, mas o e-ARQ Brasil parece usar uma definição ampla de "documento", que inclui não apenas o conteúdo em si, mas todas as informações necessárias para acessar, interpretar e apresentar esse conteúdo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo