De acordo com Silva et al (2019), no texto “SUS e a...
De acordo com Silva et al (2019), no texto “SUS e a Saúde no Brasil” – Abordagem educativa, preventiva e restauradora da cárie precoce na infância: projeto “A Construir Sorrisos” –, analise as afirmativas a seguir.
I. A cárie precoce na infância (ECC) é uma doença crônica que se desenvolve logo após a irrupção dos dentes. Se a exposição dos dentes a alimentos altamente cariogênicos se mantiver e nenhuma medida preventiva / interceptativa for implementada, o processo de desmineralização avançará através do esmalte para a dentina, levando à destruição da coroa dentária rapidamente.
II. Considerada um problema de saúde pública e uma das doenças mais prevalentes na primeira infância, a cárie precoce afeta cerca de 60 a 90% das crianças globalmente, principalmente aquelas de comunidades em desvantagem.
III. Ambientes socioeconômicos desfavoráveis, onde há uma grande necessidade de tratamento, limitações do acesso e da disponibilidade dos serviços de saúde associados a uma deficitária educação em saúde favorecem o avanço das lesões cariosas a estados mais avançados da doença.
IV. Lesões de cárie não tratadas podem progredir para episódios de dor e infecção que culminam em menor frequência da criança à escola, afeta a capacidade de comer, dormir e falar. Pode gerar problemas de má nutrição, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento da saúde geral com decréscimo da qualidade de vida.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)