Na situação mencionada, ao não esclarecer quais objetivos e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674956 Fisioterapia
Uma criança de 1 ano e 3 meses de vida, sexo feminino, durante o acompanhamento pré-natal, foi diagnosticada com síndrome de Down. Ao nascer, ela precisou realizar uma cirurgia por malformação cardíaca, permanecendo internada na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por um mês. Desde a alta hospitalar, a criança faz acompanhamento multiprofissional no centro de reabilitação infantil de sua cidade com uma fisioterapeuta, que é chefe do serviço de reabilitação. Em virtude da licença-maternidade dessa profissional, a paciente foi encaminhada para outro fisioterapeuta, que realizou uma nova avaliação e constatou hipotonia global, que a paciente rola para ambas as posturas (para prono e para supino), não passa de deitado para sentado, senta-se com equilíbrio precário (com a base alargada e com apoio em tronco e membros superiores), não assume o gatas e não se transfere para de pé. Quando colocada de pé, apresenta hiperextensão de joelhos bilateralmente, hiperlordose lombar e pés pronados (apoio medial). Como a primeira fisioterapeuta acompanhou a paciente desde o seu primeiro mês de vida, e por ser chefe do fisioterapeuta substituto, ela resolveu prescrever as condutas que deveriam ser realizadas em sua ausência, a fim de auxiliar o colega e otimizar o tratamento da criança. Durante o tempo de licença-maternidade, não houve intercorrências durante as sessões, entretanto a mãe queixou-se do profissional substituto porque, ao perguntar a respeito dos objetivos e das condutas de tratamento, ele não esclareceu quais eram e como seria conduzida a reabilitação.

 Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na situação mencionada, ao não esclarecer quais objetivos e condutas seriam realizados, o fisioterapeuta infringiu o princípio bioético da autonomia, pois não deu oportunidade para a responsável legal da paciente tomar decisões a respeito do tratamento de sua filha. Além disso, o respeito aos princípios bioéticos está previsto explicitamente no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapeuta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos entender o porquê dessa alternativa ser correta e como a questão aborda os conhecimentos necessários para resolvê-la.

A questão trata de um caso clínico envolvendo uma criança com síndrome de Down que, após uma cirurgia cardíaca, está em acompanhamento fisioterapêutico. Durante a licença-maternidade da fisioterapeuta chefe, um fisioterapeuta substituto assume o tratamento e não esclarece os objetivos e condutas à mãe da paciente.

Primeiro, precisamos entender o princípio bioético da autonomia. Esse princípio refere-se ao direito do paciente (ou seu representante legal) de tomar decisões informadas sobre o seu tratamento. Ou seja, é fundamental que o profissional de saúde forneça todas as informações necessárias para que o paciente ou responsável possa decidir sobre as condutas terapêuticas.

Além disso, o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia estabelece explicitamente que os fisioterapeutas devem respeitar os princípios bioéticos, incluindo a autonomia do paciente. O artigo 12 do Código de Ética da Fisioterapia, por exemplo, destaca que o fisioterapeuta deve informar o paciente sobre o diagnóstico, prognóstico, riscos e objetivos do tratamento.

Com base nessas informações, ao não esclarecer os objetivos e as condutas do tratamento à mãe da paciente, o fisioterapeuta substituto infringiu o princípio bioético da autonomia. Isso impediu que a responsável legal pudesse tomar decisões informadas sobre o tratamento da criança, o que é uma violação ética.

Portanto, a avaliação da questão está correta ao afirmar que o fisioterapeuta infringiu o princípio da autonomia e que isso está previsto no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESOLUÇÃO Nº424, DE 08 DE JULHO DE 2013.

Art. 14 Constituem-se deveres fundamentais dos fisioterapeutas relacionados à assistência ao cliente/paciente/usuário:

I – respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica, moral, cultural e social do ser humano

II – prestar assistência ao ser humano, respeitados a sua dignidade e os direitos humanos de modo a que a prioridade no atendimento obedeça a razões de urgência, independente de qualquer consideração relativa à raça, etnia, nacionalidade, credo sociopolítico, gênero, religião, cultura, condições sócios-econômicas, orientação sexual e qualquer outra forma de preconceito, sempre em defesa da vida

III – respeitar o natural pudor e a intimidade do cliente/paciente/usuário

IV – respeitar o princípio bioético de autonomia, beneficência e não maleficência do cliente/paciente/usuário de decidir sobre a sua pessoa e seu bem estar

V – informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal

VI – prestar assistência fisioterapêutica respeitando os princípios da bioética

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo