O significado do termo vulnerabilidade social usualmente imp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279213 Serviço Social
O significado do termo vulnerabilidade social usualmente implica, além da precariedade da renda por um longo período de tempo, as necessidades insatisfeitas em múltiplos âmbitos como alimentação, escolaridade, saúde, moradia, trabalho, transporte, entre outras. Diz respeito também à baixa capacidade de mobilização de ativos e a aspectos psicossociais e relações sociais fragilizadas. Nesse sentido, é correto afirmar que o conceito de vulnerabilidade expressa, além de privações materiais, as de ordem
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para compreender a questão apresentada, é fundamental entender o conceito de vulnerabilidade social. Esse termo refere-se a condições que expõem indivíduos ou grupos a riscos e privações, não apenas materiais, mas também em dimensões mais subjetivas e psicossociais.

A vulnerabilidade social implica em carências que vão além da renda, abrangendo aspectos como acesso a serviços básicos (saúde, educação, moradia), bem como relações sociais fragilizadas e pouca capacidade de mobilização de recursos individuais e coletivos.

Segundo a questão, a vulnerabilidade não se limita a privações materiais, mas também envolve aspectos de natureza subjetiva. Isso se refere a questões psicológicas, emocionais e sociais que afetam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Alternativa correta: B - subjetiva. A resposta é "subjetiva" porque o enunciado destaca que a vulnerabilidade social não se restringe a aspectos materiais, mas também inclui as privações de ordem subjetiva, como as relações sociais fragilizadas e aspectos psicossociais.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - real: A vulnerabilidade é real no sentido de suas consequências, mas o termo usado na questão foca na dimensão subjetiva, não apenas na realidade material.

C - coletiva: Embora a vulnerabilidade possa afetar coletivos, a questão enfatiza a dimensão subjetiva individual e psicossocial.

D - temporária: A vulnerabilidade pode ser temporária ou permanente, mas a questão não especifica duração, e sim a natureza das privações.

E - permanente: Similar à alternativa D, a questão não discute a permanência, mas sim a subjetividade das privações.

Estratégia para resolver questões como esta: Foque em identificar palavras-chave no enunciado e entenda o conceito central. Palavras como "subjetiva" e "psicossociais" indicam a dimensão não material da questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quando se analisa o conceito de vulnerabilidade social pela ótica da política de assistência social, percebe-se que a pobreza é reconhecida como uma das condições que a caracterizam, mas a concepção de pobreza não se reduz somente à insuficiência de renda, posto que esta é desencadeadora de outras dimensões das necessidades humanas, assim, é necessário investigá-la como um fenômeno multidimensional e complexo. Yazbek (2007) explica que a pobreza, para além da ausência de renda, gera uma situação de subalternidade, relacionada ao plano subjetivo, pela ausência de poder de mando, de decisão, criação e direção. Desse modo, a subalternidade faz parte do mundo dos dominados, dos submetidos à exploração e à exclusão social, econômica, política e cultural, assim, constitui um processo de interiorização das condições objetivas vividas por estes sujeitos. Além disso, a situação de subalternidade está associada a um quadro de necessidades objetivas e subjetivas, desse modo, “não se reduz às privações materiais, alcançando diferentes planos e dimensões da vida do cidadão. ” (COUTO; YAZBEK; RAICHELIS, 2010, p. 40).

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/16115/14627

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo