Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item qu...
Em arte-educação, a proposta triangular, que até pode ser considerada elementar, se comparada aos parâmetros educacionais e estéticos sofisticados das nações centrais, tem correspondido à realidade do professor de hoje e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que ele vive, primando pelo valor fundamental a ser buscado em nossa educação: a leitura, a alfabetização.
Ana Mae Barbosa. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2.ª reimpressão, 2007, p. 35 (com adaptações)
Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
O princípio da leitura como interpretação cultural resulta das
pesquisas do estudioso Tom Hudson.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
O princípio da leitura como interpretação cultural está, de fato, presente na proposta triangular em arte-educação, mas é importante esclarecer que essa proposta foi elaborada pela educadora brasileira Ana Mae Barbosa, e não é resultado das pesquisas de Tom Hudson. A proposta triangular de Ana Mae Barbosa foca em três eixos: o fazer artístico, a leitura da obra de arte e o contexto cultural em que a arte está inserida. Dessa maneira, a abordagem triangular visa proporcionar uma educação em arte mais completa, que não se limita à produção, mas que também inclui a compreensão e a apreciação crítica da arte.
Tom Hudson foi um educador artístico de origem britânica, reconhecido por suas contribuições para o ensino de arte, mas suas pesquisas não são a origem do princípio da leitura como interpretação cultural dentro do contexto da proposta triangular. Portanto, atribuir a ele a base desse princípio, conforme sugere a alternativa, está incorreto.
Para resolver questões dessa natureza, é fundamental ter conhecimento sobre os teóricos e suas respectivas contribuições para o campo da arte-educação. Entender o contexto e as principais propostas associadas a cada educador artístico é essencial para não confundir as ideias e as bases teóricas de diferentes pensadores da área.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em sua visão, as atividades criadoras devem assumir um papel vital na vida moderna. Da mesma forma que se estimulam e desenvolvem as potencialidades criativas individuais, também deve-se incentivar a criatividade em nível coletivo. Indica que a sala de aula deve ser lugar de grande profusão de materiais, preferencialmente simples, podendo-se utilizar areia, água, pincéis, tintas, barro, tecido, vasilhas, latas, cartões, caixas de todos os tamanhos, galhos de árvore, pedras, seixos e plantas, entre muitas outras opções de materiais. Um número considerável de professores reclama que não pode desenvolver certos projetos porque não são artistas. Mas eles também não são cientistas!, contrapõe o mestre. A experiência individual do professor e seu conhecimento das perguntas das crianças é um bom guia no julgamento da importância do que tem a tratar, quais as situações criadas, quais os problemas a estimular, argumenta Tom Hudson. Para ele, qualquer situação ou motivo cria possibilidades de uma série de caminhos a serem explorados. Uma simples fonte dá lugar à pintura, desenho, medição, contagem, escrita, modelagem. Fará também surgir a escrita criativa e ampliação do vocabulário, explica.
RESPOSTA ERRADA
você viu quem??
vi a dagem
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo