O grau de maturidade no gerenciamento de processos em uma or...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito = Letra D
TEORIA
NÍVEIS DE MATURIDADE DOS PROCESSOS
Níveis de maturidade dos processos
SDPS: (MSEEI)
1º Modelados
2º Simulados
3º Emulados
4º Encenados
5º Interoperados (integração com outras organizações)
PANCADARIA
FCC ARTESP 2017 Q885975
As organizações que pretendam adotar a gestão por processos possuem à sua disposição alguns modelos consagrados que indicam níveis de maturidade dos processos, entre os quais, o proposto pela SDPS – Society for Design and Process Science. O nível mais avançado indicado por tal modelo corresponde aos denominados processos
e) interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais.
FCC DPE RS 2017 Q840489
Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science – SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos
a)interoperados, executados e geridos com elevado grau de conhecimento das equipes envolvidas e minimização de riscos e efeitos indesejados.
****
CBOK : (IGPPO)
1º Inicial (Ad Hoc)
2º Gerenciado (diferentes procedimentos)
3º Padronizado (integra departamentos diferentes)
4º Previsível (pode prevê os resultados do processo ainda nos estágios intermediários)
5º Otimizado (maturidade mais avançada)
1º Modelados >>>ssj
2º Simulados >>>ssj2
3º Emulados >>>ssj3
4º Encenados >>>ssj4
5º Interoperados (integração com outras organizações) >>>ssj blue
Só um adendo ao comentário do Hallyson, o CBOK atualizou seus níveis de maturidade para:
Nível 1 - Inicial
Nível 2 - Gerenciado
Nível 3 - Definido
Nível 4 - Gerenciado quantitativamente
Nível 5 - Otimizado
Nível 6 - Integrado
Letra (d)
Dentro de algumas classificações de maturidade de processos, temos a visão Society for Design and Process Science - SDPS:
Nível 1- Processos modelados - Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos, motivações, características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições, ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
Nível 2 - Processos simulados - Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximos, mínimos e médios, etc.) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
Nível 3 - Processos emulados - Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.
Nível 4 - Processos encenados - Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequações dos requisitos de processo.
Nível 5 - Processos interoperados - Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições, como por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
@Ghuiara Zanotelli não achei informação nenhuma na internet sobre o nivel 6. Qual a fonte?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo