A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Herse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q885966 Administração Geral
A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, preconiza um modelo de análise da liderança com ênfase
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança Situacional. Sendo mais especificamente cobrado na questão a teoria Situacional de Hersey e Blanchard.


Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


Para a teoria de Hersey e Blanchard o tipo de liderança deveria ser exercida, conforme a maturidade do empregado, por isso era uma abordagem situacional, ou seja, para cada tipo de empregado, um tipo de comportamento de liderança em relação ao relacionamento e à tarefa.
Com efeito, os autores criaram quatro estilos de liderança em relação ao relacionamento e à tarefa, conforme o nível de maturidade do empregado, que segundo Ribas (2015) são:

“E1 dirigir/determinar: o líder define os papéis e informa os subordinados sobre as tarefas, quando e como executá-las; há, por isso, uma grande ênfase no comportamento diretivo. Apresenta alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento.

E2 persuadir/vender: o líder fornece comportamento diretivo e de apoio aos subordinados para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou. Apresenta alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas.

E3 participar/partilhar: o processo de decisão é partilhado, sendo o papel principal do líder o de facilitador e comunicador. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas.

E4 delegar: o líder dá escassa direção e apoio aos colaboradores. Este estilo só é adequado quando os colaboradores são realmente capazes de desenvolverem o trabalho e têm elevados níveis de motivação para fazer o que lhes é solicitado. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas". (Ribas, 2015, p. 314).

Por fim, segundo Sobral (2008), o nível de prontidão do subordinado, avaliado em termos do grau de capacidade e interesse em desempenhar uma tarefa específica, é a principal variável situacional que todo líder enfrenta. Por exemplo, as pessoas com baixa prontidão para a tarefa não possuem habilidades ou disposição para desempenhar suas funções, ao passo que pessoas com alta prontidão têm capacidade, confiança, maturidade e disposição para o trabalho." (Sobral, 2008, p. 339). (g.n).

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “A", uma vez que como para a teoria de Hersey e Blanchard o tipo de liderança deveria ser exercida, conforme a maturidade do empregado (Nível de prontidão), que é medida em capacidade e interesse.

Gabarito do Professor: Letra “A".

 Fonte:

RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A.

A teoria situacional de Paul Hersey e Ken Blanchard identifica quatro comportamentos ou estilos de liderança: diretivo, persuasivo, compartilhador e delegador.

 Cada estilo é uma combinação de direcionamento para a tarefa - à medida com que o líder dirige os liderados, dizendo o que, onde e como fazer - e para as pessoas - à medida com que o líder se empenha em comunicar, apoiar e encorajar os seus liderados.

Essa teoria possui um outro fundamento importante: a maturidade dos liderados, entendida como a capacidade e a disposição das pessoas em assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Portanto, dois termos envolvem o conceito de maturidade: a capacidade (maturidade de trabalho), que está relacionada com o conhecimento e a capacidade técnica e a disposição (maturidade psicológica), relacionada com o interesse ou motivação para realizar alguma coisa.

Logo, a ênfase da Teoria da Liderança Situacional está na maturidade dos liderados, que irão determinar o estilo de liderança a ser adotado pelo líder.

 

letra B "inventa", não estando relacionada a nenhuma teoria de liderança.

 A letra C trata da liderança dos traços da personalidade. Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Para essas teorias, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas.

 A letra D fala em "diretivo" e "persuasivo". De fato, são dois estilos de lideranças da teoria de Hersey e Blanchard, mas vinculados à maturidade dos liderados, e não ao comportamento do líder.

 A letra E se vincula à abordagem comportamental. As teorias dos estilos de liderança ou comportamentais procuram enfatizar os comportamentos que diferenciam os líderes uns dos outros.

Fonte: Professor Adriel Sá

Gab. A

 A teoria situacional dá ênfase aos liderados, sendo que é a partir da sua maturidade que haverá a escolha do estilo de liderança a ser usado.

O liderado pode estar da seguinte forma: 

  • Não motivado e não tem competência para a tarefa---> M1
  • Está motivado, mas não tem competência----------------> M2
  • Tem competência, mas não tem motivação---------------> M3
  • Tem competência e está motivado para o trabalho-----> M4

 De acordo com a situação do colaborador, o líder vai se adequar ao caso para que possa conduir bem seus liderados. 

GAB A

 

Teoria Situacional de Hersey e Blanchard (FCC/2017) 

Adequados a esses níveis de maturidade dos empregados

Direção – Quando os empregados são incapazes. Alta tarefa e baixo relacionamento; 

Persuasão – Nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência. Alta tarefa e alto relacionamento; 

Participação – Mais habilidades no trabalho e o papel do líder seria ajudá-lo e guiá-lo. Baixa tarefa e alto relacionamento; 

Delegação – Alto nível de habilidades, de segurança e iniciativa, possibilitando ao líder utilizar o estilo de delegação. Baixa tarefa e baixo relacionamento. 

 

A letra D erra em falar que dá ênfase ao comportamento do líder, pois dá ênfase à maturidade dos empregados.

Se a questão disser respeito à liderança contingencial ou situacional = meio ambiente + maturidade.

A Teoria Situacional de Hersey e Blanchard enfoca os liderados. Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:

 

 

Estratégia Concursos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo