Os autores que estudam o fenômeno da cultura organizacional,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q885968 Administração Geral
Os autores que estudam o fenômeno da cultura organizacional, entre os quais se destacam Maximiano e Schein, identificam, em relação à mesma, aspectos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise aborda a temática da Cultura Organizacional.

Segundo Chiavenato (2020), a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

Assim, para melhor entendermos cultura, podemos apresentá-la em várias camadas com diferentes níveis de profundidade e arraigamento. Quanto mais profunda a camada, tanto maior a dificuldade de mudar ou transformar a cultura. Segundo Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.

O primeiro nível, artefatos (aspectos abertos, formais e de fácil percepção), caracteriza-se pela camada mais superficial e visível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São representados pelos símbolos, pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços e até mesmo nas maneiras como as pessoas se tratam.

O segundo nível, valores (aspectos informais e fechados), nem sempre é possível visualizá-lo com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais os colaboradores da empresa fazem o que fazem dentro dela. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, os valores podem ser evidenciados a partir dos ritos existentes na empresa" (Schein, 1990).

O terceiro nível, e o mais profundo, geralmente não é possível observá-lo com facilidade. Nesse nível encontram-se as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos das pessoas (são características informais e fechadas, de difícil percepção).

Sendo assim, vamos à análise das alternativas:

A) ERRADA. Prescritivos, a serem aprendidos e descritivos, a serem assimilados – o clima organizacional apresenta aspectos avaliativos e descritivos, já a cultura apresenta apenas aspectos descritivos e não prescritivos.

B) ERRADA. Individuais, que não se incorporam à entidade e coletivos, de caráter mais amplo – o que não faz parte da organização não pode fazer parte da cultura organizacional.

C) ERRADA. Valorativos, de difícil mensuração e objetivos, passíveis de identificação – a valoração faz parte do clima organizacional, o qual é avaliativo, e não da cultura.

D) ERRADA. Estáticos, que não comportam mudanças e dinâmicos, ligados ao clima organizacional – nem a cultura nem o clima são estáticos.

E) CERTA. Formais/abertos, percebidos com facilidade e informais/fechados, de difícil percepção – essas são características inerentes à cultura organizacional e presente nos níveis das camadas existentes.


Fontes:

SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.


Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

nenhum comentário

#triste

Achei bem complicada pq a FCC, além de cobrar a teoria, te obrigou a assimilar os autores com suas teorias de forma interpretativa, ao invés de perguntar o simples conceito delas ou o nome.

 

De acordo com Schein(1984), a cultura de uma organização pode ser aprendida em vários níveis:

nível dos artefatos visíveis (ambiente constituído da organização, representado por sua arquitetura, tecnologia, comportamentos visíveis, manuais de instruções e procedimentos, disposição dos escritórios, comunicações abertas, etc.); FORMAIS/ABERTOS PERCEBIDOS COM FACILIDADE

nível dos valores que governam o comportamento das pessoas, que são os fundamentos para os julgamentos a respeito do que está certo e errado, ou seja, o código ético e moral do grupo. É o nível intermediário, entre o consciente e o inconsciente, e são os conjuntos de princípios que definem os artefatos. INFORMAIS/FECHADOS DE  DIFÍCIL PERCEPÇÃO

nível dos pressupostos básicos (paradigmas inconscientes e invisíveis, que determinam como os membros de um grupo percebem, pensam e sentem o mundo externo, a natureza da realidade, do tempo e do espaço, a natureza da atividade humana e das relações humanas) INFORMAIS/FECHADOS DE  DIFÍCIL PERCEPÇÃO

Aspectos formais/abertos são percertíveis, (estão no alto do iceberg)

Aspectos informais/fechados são os que não conseguimos ver facilmente (embaixo).

Mais do mesmo né companheiros!

 

Formais = ponta do iceberg = fácil percepção

Informais = crenças = não explicitas e de difícil percepção

 

O resto é Golpe!

Gab. E

Aspectos podem ser: 

  • Formais/ Abertos -------> Fácil percepção
  • Informais/ Fechados---> Difícil percepção

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo