Um aspecto a ser considerado na atuação do intérprete em sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CETRO Órgão: IF-PR Prova: CETRO - 2014 - IF-PR - Tradutor Intérprete |
Q454940 Libras
Um aspecto a ser considerado na atuação do intérprete em sala de aula é o nível educacional. O intérprete de Língua de Sinais poderá atuar na educação infantil, na educação fundamental, no ensino médio, no nível universitário e no nível de pós-graduação. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a Alternativa C.

O tema central desta questão é a atuação do intérprete de Língua de Sinais em diferentes níveis educacionais. A questão aborda o papel fundamental desse profissional em vários contextos educacionais, desde a educação infantil até a pós-graduação. Para resolver a questão, é necessário compreender as responsabilidades e limitações do intérprete de Libras em cada nível educacional, especialmente em relação à mediação e comunicação com alunos surdos.

Justificando a alternativa correta (C):

A Alternativa C afirma que as crianças têm dificuldades em entender a função do intérprete como mediador entre o professor e o aluno. Assim, cabe ao intérprete estabelecer uma comunicação que permita à criança compreender e sentir-se parte do ambiente escolar. Esta afirmação é correta porque, na educação infantil, a mediação do intérprete deve ser cuidadosamente adaptada às necessidades das crianças, promovendo um ambiente inclusivo e de pertencimento.

Analisando as alternativas incorretas:

Alternativa A: A escola não tem autonomia para estabelecer unilateralmente a forma de comunicação do intérprete, especialmente na educação infantil. O intérprete deve atuar de acordo com as necessidades do aluno surdo, respeitando as diretrizes educacionais e a prática profissional.

Alternativa B: No nível universitário, o intérprete não é responsável por atividades extraclasses e pessoais do aluno surdo. Suas responsabilidades estão limitadas à interpretação e facilitação da comunicação durante as atividades acadêmicas.

Alternativa D: O intérprete não pode impor a forma de comunicação ao aluno surdo. A escolha entre comunicação oral ou visual deve respeitar as preferências e necessidades do aluno, seguindo princípios éticos e pedagógicos.

Alternativa E: O intérprete não é responsável pelo ensino da Libras para um surdo não alfabetizado. Apesar de ser uma fonte importante de contato com a língua, o ensino de Libras é uma responsabilidade dos educadores especializados nessa área.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo