A absorção de lipídios no intestino delgado envolve a trans...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resumindo o passo a passo do metabolismo dos lipídios desde a ingestão até o transporte pelo corpo:
Ingestão: Você consome alimentos que contêm lipídios (gorduras e óleos).
Emulsificação no Estômago: No estômago, os lipídios são inicialmente emulsificados pela bile, que é liberada pela vesícula biliar para ajudar na digestão.
Digestão no Intestino Delgado: No intestino delgado, as enzimas pancreáticas, especialmente a lipase, quebram os triglicerídeos em ácidos graxos e monoglicerídeos.
Formação de Micelas: Os ácidos graxos e monoglicerídeos se combinam com a bile para formar micelas, que são pequenas partículas que ajudam a transportar os lipídios através da água no intestino até a parede intestinal.
Absorção Intestinal: As micelas permitem que os lipídios sejam absorvidos pelas células da parede intestinal (enterócitos).
Re-esterificação e Formação de Quilomícrons: Dentro dos enterócitos, os ácidos graxos e monoglicerídeos são re-esterificados em triglicerídeos. Esses triglicerídeos, junto com colesterol e proteínas, formam os quilomícrons.
Transporte pelo Sistema Linfático: Os quilomícrons são liberados no sistema linfático, que os transporta para o sistema circulatório.
Distribuição pelo Corpo: No sangue, os quilomícrons entregam triglicerídeos para tecidos, como músculos e tecido adiposo, onde são usados como fonte de energia ou armazenados como gordura.
Metabolismo nos Tecidos: Nos tecidos, a lipoproteína lipase quebra os triglicerídeos dos quilomícrons em ácidos graxos livres e glicerol, que são então utilizados pelas células para produção de energia ou armazenados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo