Os constituintes presentes em maior percentual mássico no p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090348 Química
Os constituintes presentes em maior percentual mássico no petróleo leve são os(as)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão

Esta questão aborda os constituintes majoritários do petróleo leve. Conhecer os componentes principais do petróleo e suas características é fundamental para compreender sua exploração, refino, e utilização como fonte de energia no cotidiano.

Resumo Teórico

O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, composta principalmente por parafinas (alcanos), naftenos (cicloalcanos), aromáticos e, em menor quantidade, por compostos contendo enxofre, nitrogênio e oxigênio. No petróleo leve, a predominância é de compostos de menor massa molecular, como as parafinas. O petróleo leve é preferível na indústria por ser mais fácil e barato de refinar, produzindo maior quantidade de produtos valiosos, como gasolina e querosene.

Fonte de referência: Para entender mais sobre a composição do petróleo, consulte "Introduction to Petroleum Exploration and Engineering" de Andrew Hurst.

Justificativa da Alternativa Correta (C)

A alternativa correta é a C - parafinas. As parafinas, ou alcanos, são hidrocarbonetos saturados e constituem a maior parte da composição do petróleo leve. Elas são responsáveis por uma grande parte dos produtos derivados do refino, como combustíveis e lubrificantes. Sua predominância se deve à sua estrutura química estável e à baixa complexidade molecular.

Análise das Alternativas Incorretas

A - Asfaltenos: Estes são componentes pesados e complexos do petróleo, mais abundantes no petróleo pesado, não no leve.

B - Mercaptanos: Embora presentes no petróleo, os mercaptanos são compostos de enxofre e aparecem em menores concentrações comparados aos hidrocarbonetos saturados.

D - Olefinas: Também conhecidas como alquenos, são hidrocarbonetos insaturados e geralmente não são encontrados em grandes quantidades no petróleo cru; eles são mais comuns como produtos de refino.

E - Piridinas: São compostos nitrogenados que ocorrem em pequenas quantidades no petróleo e não são constituintes majoritários.

Estratégia de Interpretação

Para responder a questões como esta, é importante focar nas características definidoras dos tipos de petróleo (leve versus pesado) e nos compostos que são mais abundantes em cada tipo. Compreender a classificação dos hidrocarbonetos e seus derivados ajuda a evitar pegadinhas que podem confundir classes de compostos com diferentes propriedades e relevâncias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/Curso_de_Refino_de_Petroleo_e_Petroquimica.pdf

S b i d é i i i fá il III – PETROQUÍMICA: INTRODUÇÃO ¾ Sabe-se que, quanto maior o peso da matéria-prima, mais fácil o craqueamento. Dessa forma, parafinas saturadas e alcanos são mais fáceis de serem quebradas.

PARAFINA --> ALCANOS

OLEFINAS --> ALCENOS

ACETILENOS -> ALCINOS

No petróleo, há maior concentração de hidrocarbonetos parafínicos, ou seja, de cadeia saturada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo