Os constituintes presentes em maior percentual mássico no p...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão
Esta questão aborda os constituintes majoritários do petróleo leve. Conhecer os componentes principais do petróleo e suas características é fundamental para compreender sua exploração, refino, e utilização como fonte de energia no cotidiano.
Resumo Teórico
O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, composta principalmente por parafinas (alcanos), naftenos (cicloalcanos), aromáticos e, em menor quantidade, por compostos contendo enxofre, nitrogênio e oxigênio. No petróleo leve, a predominância é de compostos de menor massa molecular, como as parafinas. O petróleo leve é preferível na indústria por ser mais fácil e barato de refinar, produzindo maior quantidade de produtos valiosos, como gasolina e querosene.
Fonte de referência: Para entender mais sobre a composição do petróleo, consulte "Introduction to Petroleum Exploration and Engineering" de Andrew Hurst.
Justificativa da Alternativa Correta (C)
A alternativa correta é a C - parafinas. As parafinas, ou alcanos, são hidrocarbonetos saturados e constituem a maior parte da composição do petróleo leve. Elas são responsáveis por uma grande parte dos produtos derivados do refino, como combustíveis e lubrificantes. Sua predominância se deve à sua estrutura química estável e à baixa complexidade molecular.
Análise das Alternativas Incorretas
A - Asfaltenos: Estes são componentes pesados e complexos do petróleo, mais abundantes no petróleo pesado, não no leve.
B - Mercaptanos: Embora presentes no petróleo, os mercaptanos são compostos de enxofre e aparecem em menores concentrações comparados aos hidrocarbonetos saturados.
D - Olefinas: Também conhecidas como alquenos, são hidrocarbonetos insaturados e geralmente não são encontrados em grandes quantidades no petróleo cru; eles são mais comuns como produtos de refino.
E - Piridinas: São compostos nitrogenados que ocorrem em pequenas quantidades no petróleo e não são constituintes majoritários.
Estratégia de Interpretação
Para responder a questões como esta, é importante focar nas características definidoras dos tipos de petróleo (leve versus pesado) e nos compostos que são mais abundantes em cada tipo. Compreender a classificação dos hidrocarbonetos e seus derivados ajuda a evitar pegadinhas que podem confundir classes de compostos com diferentes propriedades e relevâncias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/Curso_de_Refino_de_Petroleo_e_Petroquimica.pdf
S b i d é i i i fá il III – PETROQUÍMICA: INTRODUÇÃO ¾ Sabe-se que, quanto maior o peso da matéria-prima, mais fácil o craqueamento. Dessa forma, parafinas saturadas e alcanos são mais fáceis de serem quebradas.
PARAFINA --> ALCANOS
OLEFINAS --> ALCENOS
ACETILENOS -> ALCINOS
No petróleo, há maior concentração de hidrocarbonetos parafínicos, ou seja, de cadeia saturada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo