Um gestor poderá adquirir poder na operação dentro da organi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sei de um caso de uma instituição de caridade em que o Presidente não toma frente de nada (talvez em função da idade ou por desinteresse mesmo). A contadora deita e rola e atua como se dona fosse, justamente em função do que foi descrito na questão. Detentor de recursos que outros não dominam. Cito alguns deles: poder de canetada para demitir e admitir, responsável por pagamentos e liberação de dinheiros, domínio sobre trâmites internos burocráticos atinentes ao funcionamento da entidade. Todos esses são exemplos de recursos que consolidam o seu poder na organização.
Fui pesquisar a respeito e encontrei isso:
"Quem detém poder controla e sabe utilizar um volume maior de conhecimentos, domina recursos essenciais como a informação e detêm meios de prejudicar ou ajudar os outros, de acordo com suas vontades de manipulação".
Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/26616222.pdf
Resposta: Letra A.
Dentro de uma organização, podem ser identificados cinco tipos de poder.
→ Poder de recompensa: também chamado poder premiador, está focalizado nos resultados compensadores, desejáveis, quer seja na premiação com elogios, promoções ou aumentos, quer na supressão do que há de negativo.
→ Poder coercitivo: ao contrário do anterior, é um poder que está centrado na punição ou distribuição de resultados indesejáveis e na exploração do medo.
→ Poder legítimo: é aquele baseado em normas, valores e crenças que habilitam alguém a influenciar as atitudes e os comportamentos dos demais.
→ Poder de referência: é o poder também chamado carismático, pois leva as pessoas a quererem ser como o líder, tentando imitar suas atitudes e se deixando influenciar por ele. É um poder facilmente encontrado em líderes religiosos e personalidades políticas que aprendem e usam esse poder.
→ Poder de especialização: pode também ser chamado de poder de competência, pois está baseado na experiência, no conhecimento e no talento. Esse poder se outorga a pessoas que tenham capacidade comprovada para a resolução de determinados problemas, como por exemplo, um médico ou um advogado; devido a suas habilidades, conhecimentos e talentos suas influências e conselhos são, geralmente, acatados.
Desse modo você percebe que o poder pode ser exercido de maneiras positivas ou não e, claro, poderá originar reações.
https://www.passeidireto.com/arquivo/42924834/comportamento-organizacional
Era meio óbvio que o gabarito era a letra A. Mas, na verdade, é difícil negar que as outras 4 opções não deem algum tipo de poder a quem as detem.
GAB A
Pra respnder pensei sobre "conflito", em que há disputa por recursos.
Então, quem detém recursos, detém poder.
As demais alternativas são muito específicas, podem não se aplicar a todas as organizações de modo genérico.
GABARITO A
A dependência é a chave do poder.
A dependência aumenta quando o recurso controlado é:
♛ Importante;
♛ Escasso;
♛ Não-substituível.
Fonte: resumos de 542 livros
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo