Entre outros medicamentos, podem ser usados, durante as cris...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835174 Enfermagem
Entre outros medicamentos, podem ser usados, durante as crises convulsivas e para prevenir essas crises, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Lidocaína - é um anestésico local. Estreptoquinase - é um anticogulante utilizado para embolia pulmonar maciça aguda; trombose aguda e subaguda das artérias periféricas, entre outras. Alternativa A está errada.

Tramadol - é um opioide que é usado principalmente como analgésico. Manitol - é indicada para a promoção da diurese. Alternativa B está errada.

Diazepam - é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos conhecido principalmente por proporcionar um efeito calmante, pode ser usando durante uma crise convulsiva. Fenitoína - é um fármaco do grupo dos antiepilépticos, que é usado no tratamento e prevenção de convulsões. Alternativa C está correta.

Diltiazem - é um antagonista não-seletivo dos canais de cálcio que afeta o coração e os vasos sanguíneos, é indicado para tratamento de pressão alta, angina pectoris e coronariopatias. Midazolam - é um medicamento pertencente à classe das benzodiazepinas, que são substâncias com propriedades sedativas, ansiolíticas, hipnóticas, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Alternativa D está errada.

Alteplase - é um trombolítico, sendo um ativador do plasminogênio tissular, usado para IAM e AVC. Amiodarona - é um antiarrítmico. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra C


Bibliografia

Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Guareschi APDF, et al. Medicamentos Em Enfermagem, Farmacologia E Administração. Guanabara Koogan, 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra C.

De acordo com o artigo Abordagem da crise convulsiva aguda e estado de mal epiléptico em crianças.

As principais drogas utilizadas no tratamento da crise epiléptica prolongada:

Diazepam: o diazepam é a droga de escolha para o tratamento inicial da uma crise epiléptica. Essa droga é eficaz no controle das crises em cerca de 75-90% dos casos.

 

Fenitoína: a fenitoína determina o controle da atividade epiléptica anômala em 40-91% dos pacientes com crises generalizadas, sendo que os menores índices de controle se referem aos casos de distúrbios tóxicos, metabólicos ou na anoxia.

 

Fenobarbital: essa droga é utilizada quando não houve o controle das crises com o diazepam ou a fenitoína.

 

Midazolam: trata-se de um benzodiazepínico, classicamente utilizado como hipnótico, que vem sendo cada vez mais preconizado no controle de crises epilépticas que se mostraram refratárias às medicações clássicas, utilizadas por via parenteral.

 

Tiopental sódico: os pacientes que não apresentaram resposta às drogas utilizadas, que estejam mantendo uma crise epiléptica prolongada ou com crises intermitentes sem retorno de consciência entre elas, devem ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva, submetidos à intubação e ventilação mecânica.

 

 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo