Na estenose hipertrófica de piloro, o tipo de cirurgia que d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: FEC Órgão: Prefeitura de Aracaju - SE
Q1211136 Medicina
Na estenose hipertrófica de piloro, o tipo de cirurgia que deve ser realizada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

A questão gira em torno da estenose hipertrófica de piloro, uma condição que ocorre principalmente em lactentes, onde há um espessamento do músculo do piloro. Isso resulta em obstrução da saída gástrica, levando a sintomas como vômitos em jato. Para resolver esta questão, é necessário conhecer os tipos de técnicas cirúrgicas e qual delas é indicada para esta condição específica.

Alternativa correta: C - piloromiotomia

A piloromiotomia é o procedimento cirúrgico adequado para tratar a estenose hipertrófica de piloro. Esta técnica envolve a secção longitudinal da camada muscular hipertrofiada do piloro, permitindo que o conteúdo gástrico passe livremente para o duodeno. É conhecida como procedimento de Ramstedt e é altamente eficaz e segura para aliviar a obstrução.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Vagotomia troncular: Esta cirurgia é utilizada para tratar úlceras pépticas e não a estenose pilórica. Ela envolve a secção do tronco do nervo vago, reduzindo a secreção ácida do estômago, mas não alivia a obstrução pilórica.

B - Vagotomia seletiva: Similar à vagotomia troncular, esta técnica é mais seletiva e ainda visa tratar condições relacionadas à secreção gástrica, não sendo útil para a estenose hipertrófica de piloro.

D - Videolaparoscopia: A videolaparoscopia é um método minimamente invasivo para diversas cirurgias abdominais, mas não é um procedimento específico. Ela pode ser usada para realizar a piloromiotomia de maneira menos invasiva, mas sozinha não é uma solução para esta condição.

E - Gastrectomia parcial: Este é um procedimento mais drástico que envolve a remoção parcial do estômago, indicado para outras condições, como câncer gástrico, e não para a estenose pilórica.

Ao compreendermos o contexto e as aplicações específicas de cada técnica cirúrgica, podemos identificar que a piloromiotomia é a única opção que atende à necessidade de corrigir a estenose hipertrófica de piloro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo