Para atingir a máxima eficiência, é necessário que haja pres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q544486 Economia
Para atingir a máxima eficiência, é necessário que haja pressupostos, como a concorrência perfeita e a ausência de progresso técnico. No entanto, existem circunstâncias conhecidas como falhas de mercado, que dificultam atingir esse cenário. Com referencia aos temas falhas de mercado, assimetria de informações, externalidades e bens públicos, marque a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a. Errado

b. Certo

c. Errado. O correto é que bens públicos são não rivais e não-excludentes.

d. Errado.

e. Errado. O correto é que o mercado de carros usados é típico exemplo de "seleção adversa" e não de risco moral.

a) Na presença de qualquer tipo de externalidade, a solução é reduzir a produção da firma, isso aumentará o bem-estar.

FALSO - quando a externalidade é positiva, a produção é incentivada.

b) Na seleção adversa, tem-se um problema de informação oculta, pois um dos agentes não possui as mesmas informações do outro agente.

VERDADEIRO - a seleção adversa (espécie do gênero informação assimétrica) é caracterizada pela assimetria de conhecimento sobre o fato, anterior ao contrato, o que pode gerar prejuízo a uma das partes. Exemplo: contratação de plano de saúde sem exames médicos anteriores, compra de veículo usado sem prévia vistoria, contratação de crédito bancário sem análise contábil do contratante, etc.

c) Os bens públicos são aqueles rivais e não-excludentes.

FALSO - bens públicos são não rivais (o consumo por A não rivaliza com o consumo de B) e são não excludentes (o não pagamento pelo bem não exclui o usuário)

d) Não se pode considerar externalidade um efeito positivo de uma firma, pois o custo social é maior que o particular.

FALSO - na externalidade positiva (que sim, existe) o custo social é MENOR do que o custo particular, de forma que existe uma sub-alocação dos bens envolvidos.

e) O perigo moral ocorre quando uma das partes não tem informações sobre a outra parte, como, por exemplo, o mercado de carros usados.

FALSO - Risco moral é assimetria de informação ocorrida POSTERIORMENTE ao contrato. No caso de compra de veículo usado, o que temos é seleção adversa (ANTERIOR ao contrato). Risco moral é, por exemplo, quando o agente usuário de um seguro contra acidentes veiculares se torna relapso e não cuidadoso com o seu veículo (pois deposita sua tranquilidade no seguro contratado). Uma forma de mitigar o prejuízo da seguradora (frente a esse típico comportamento) é o de exigir pagamento de FRANQUIA no caso de acidente. Isso induz os segurados a serem mais cuidadosos no trânsito.

GABARITO: B

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo