O gerente do setor X de uma empresa têxtil encaminhou um sub...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799772 Psicologia
O gerente do setor X de uma empresa têxtil encaminhou um subordinado para o psicólogo da referida empresa, pois o mesmo vinha apresentando os seguintes comportamentos: dificuldade de comunicação, irritabilidade, agressividade verbal, desacato às normas e regras, absenteísmo e atrasos frequentes. Ao entrar na sala do psicólogo, o colaborador estava visivelmente irritado, manifestando agitação motora e agressividade verbal, queixando-se do gerente, dizendo que ele era autoritário, que não sabia se comunicar e que o clima de trabalho estava muito ruim, motivo pelo qual pediu ao psicólogo para transferi-lo de setor. Analisando o caso, tomando como referência a função do psicólogo nas organizações, é correto afirmar que ele deverá
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - fazer avaliação e intervenção com todos os envolvidos, buscando melhorar as relações, a comunicação e o clima organizacional.

O tema central da questão envolve a função do psicólogo nas organizações, destacando o papel deste profissional na mediação de conflitos e na promoção de um ambiente de trabalho saudável. Psicólogos organizacionais são treinados para lidar com questões como comunicação, clima organizacional e conflitos interpessoais, que são cruciais para o bem-estar dos funcionários e para a eficácia organizacional.

Justificativa para a alternativa correta (B): O psicólogo deve atuar como mediador, realizando uma avaliação abrangente que inclua todos os envolvidos. O objetivo é entender as dificuldades existentes na comunicação e no relacionamento e propor intervenções que possam melhorar o clima organizacional. Isso inclui tanto o subordinado quanto o gerente e, possivelmente, outros colegas de trabalho, numa tentativa de construir um ambiente mais harmonioso e produtivo.

Análise das alternativas incorretas:

A - Fazer intervenção direta com o subordinado e sua família não está dentro do escopo típico das funções de um psicólogo organizacional, a menos que a política da empresa permita tal abordagem. O foco deve ser no ambiente de trabalho e nas relações profissionais, não pessoais.

C - Solicitar a troca imediata do subordinado pode ser uma solução paliativa, mas não resolve as questões subjacentes de comunicação ou clima organizacional. As mesmas dificuldades podem se repetir em outro setor.

D - Solicitar o desligamento do subordinado não é ético ou eficaz sem tentar antes solucionar o problema através de intervenções. O papel do psicólogo é explorar soluções que beneficiem a organização e o colaborador.

Portanto, a melhor abordagem é adotar uma perspectiva sistêmica para compreender e melhorar as dinâmicas do ambiente de trabalho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo