Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, o...
I. No âmbito federal, o Poder Legislativo é exercido no Congresso Nacional por deputados e senadores; no estadual, por deputados nas Assembleias Legislativas; e, em nível municipal, os Vereadores exercem o poder nas Câmaras.
II. O Poder Executivo, formado por presidente, governadores e prefeitos, é responsável por gerir as leis do país e viabilizar programas sociais, educativos, culturais, de saúde e de infraestrutura, por exemplo, a fim de garantir a qualidade e a eficácia dos serviços públicos.
III. O Poder Judiciário é composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores e ministros, por exemplo, e é o único dos três poderes presente apenas no âmbito federal e estadual.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I. CERTO. No âmbito federal, o Poder Legislativo é exercido no Congresso Nacional por deputados e senadores; no estadual, por deputados nas Assembleias Legislativas; e, em nível municipal, os Vereadores exercem o poder nas Câmaras.
“Art. 44, CF. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal."
O Legislativo se organiza em três níveis, cada qual atuando em uma esfera de influência específica. Isso significa que existem membros do Legislativo que atuam em nível federal, outros em nível estadual e outros em nível municipal.
Deputados federais e senadores para o nível federal.
Deputados estaduais e distritais para o nível estadual – que atuam junto as Assembleias Legislativas.
Vereadores para o nível municipal – que atuam junto as Câmaras Municipais.
II. CERTO. O Poder Executivo, formado por presidente, governadores e prefeitos, é responsável por gerir as leis do país e viabilizar programas sociais, educativos, culturais, de saúde e de infraestrutura, por exemplo, a fim de garantir a qualidade e a eficácia dos serviços públicos.
O Poder Executivo é responsável pela administração pública no Brasil, sendo responsável por realizar o governo em nível federal, estadual e municipal. Sua adoção e organização foram estabelecidas pela Constituição de 1988, e ele está presente na teoria dos Três Poderes, formulada por Montesquieu. O Poder Executivo é representado pelo presidente da República, pelos governadores dos estados e pelos prefeitos dos municípios.
III. ERRADO. O Poder Judiciário é composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores e ministros, por exemplo, e é o único dos três poderes presente apenas no âmbito federal e estadual.
“Art. 92, CF. São órgãos do Poder Judiciário:
I - o Supremo Tribunal Federal;
I-A o Conselho Nacional de Justiça;
II - o Superior Tribunal de Justiça;
II-A - o Tribunal Superior do Trabalho
III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;
IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;
V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;
VI - os Tribunais e Juízes Militares;
VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios."
O Ministério Público faz parte do Sistema de Justiça, mas é uma instituição independente e não está subordinado a nenhum dos três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ele possui autonomia para cumprir suas funções, garantindo a defesa dos interesses da sociedade e dos direitos fundamentais, sem interferências externas.
Desta forma, estão corretas:
C. CERTO. Apenas I e II.
GABARITO: ALTERNATIVA C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discordo do gabarito dado pela BANCA, tendo em vista que o item III está incorreto.
O erro do item III está no fato de inserir os promotores de justiça como algo que compõe o Poder Judiciário.
Embora o Ministério Público seja uma das funções essenciais à justiça, isso não significa que ele se confunda com o Poder Judiciário.
Segundo o art. 92 da CF/88, o MP não faz parte dos órgãos do poder Judiciário e o art. 93 da Carta Política assevera que o ingresso na magistratura se dá pelo cargo inicial de juiz substituto.
Ainda que se considere o quinto constitucional previsto no art. 94 da Lei Maior, a conclusão não pode ser outra, pois o membro do ministério público (um promotor ou procurador de justiça) ao integrar o órgão do poder judiciário deixa seu cargo de origem para se tornar desembargador ou ministro, conforme o órgão do Poder Judiciário para o qual ele tenha sido nomeado.
Portanto, o Poder Judiciário é composto por juízes, desembargadores e ministros independentemente de sua origem, isto é, não importa se juiz de carreira, se advogado, se promotor ou procurador de justiça, pois até quem não tenha formação em direito pode ser, em tese, ministro do STF, inclusive isso já aconteceu; há muito tempo atrás um médico chamado Cândido Barata Ribeiro, tornou-se ministro do STF.
Além disso, o STF em sua Cartilha do Poder Judiciário (chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaGlossarioMirim/anexo/CartilhaPoderjudiciario_24092018.pdf) dispõe expressamente:
Desta forma, a questão merece se ANULADA ou alterada a alternativa correta para a LETRA "C".
Você estuda, estuda, para uma banca chegar na hora da prova e fazer uma coisa dessas. (só um desabafo).
Meu Deus.....
Gabarito absurdo. Nunca leu a constituição!
Irão corrigir galera. Sobre a III não precisa fazer força.
Confesso que balancei na II, pois não sabia se os vices eram contados. Depois ao ler a CF novamente duvida dirimida:
Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
Assim, gabarito correto alternativa C.
Uruguaiana/RS
Dessa eu não sabia kkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo