Quanto aos aspectos de independência do auditor externo, as...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos focar no tema central: Independência do Auditor Externo. A independência é um princípio fundamental na auditoria, garantindo que o auditor execute seu trabalho de maneira objetiva e imparcial, sem a influência de interesses pessoais ou empresariais.
A alternativa correta é a A. Vamos entender por que ela não compromete a independência segundo as regras da SUSEP:
A - O auditor independente executou laudo de avaliação do acervo líquido a valor contábil da seguradora auditada com objetivo de incorporação da sociedade.
Nesta alternativa, o auditor está realizando uma avaliação técnica. Embora envolva um serviço adicional, não compromete a independência, pois o auditor ainda pode manter uma visão imparcial sobre o trabalho. A atividade de avaliar acervos não se sobrepõe às funções típicas de auditoria ou cria dependência financeira que possa influenciar o julgamento.
Agora, vejamos por que as outras alternativas comprometem a independência:
B - Os honorários de auditoria da seguradora contratada representam 25% do faturamento total do auditor externo.
Quando os honorários representam uma parcela significativa do faturamento do auditor, há uma dependência financeira que pode comprometer a objetividade. O auditor pode sentir-se pressionado a não perder o contrato, o que afeta a imparcialidade do seu julgamento.
C - O auditor externo vem exercendo a função de auditoria interna cumulativamente na sociedade auditada.
A função de auditoria interna e externa não deve ser cumulativa, pois compromete a independência. O auditor interno faz parte da gestão, enquanto o auditor externo deve ser independente dela para garantir objetividade e crítica nas revisões.
D - O gerente do trabalho de auditoria do exercício corrente foi contratado esse ano e participou dos trabalhos de auditoria no exercício anterior pela empresa de auditoria antecessora.
Esta situação pode indicar risco de comprometimento da independência, pois há uma continuidade não planejada entre o auditor atual e o anterior, podendo haver influências ou preconceitos na auditoria atual.
Em resumo, a alternativa A é a que não compromete a independência do auditor, ao contrário das demais opções que apresentam cenários onde a imparcialidade pode ser afetada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo