Sobre o tratamento que o estado dedica às questões sociais,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o motivo:
A questão aborda a relação entre o Estado e as políticas sociais, destacando a tensão existente entre abordagens repressivas e assistencialistas no tratamento das questões sociais. Este contexto exige do assistente social uma capacidade de navegar entre essas abordagens, muitas vezes contraditórias.
Para responder a essa questão, é necessário compreender o papel do assistente social dentro das políticas públicas e como a atuação desse profissional pode ser influenciada pelo direcionamento dado pelo Estado. O assistente social é frequentemente chamado a trabalhar com recursos limitados e em situações onde é preciso equilibrar a prestação de assistência com a vigência de normas e procedimentos que podem ter um caráter repressivo.
A alternativa na intervenção do assistente social exigindo-lhe a adoção de procedimentos instrumentais está correta porque reflete a realidade da prática desse profissional no contexto das políticas sociais. Estes procedimentos instrumentais são as ferramentas, métodos e técnicas que o assistente social utiliza para intervir nas questões sociais. Eles são "exigidos" ou direcionados pelo Estado, que, ao mesmo tempo que assiste, também controla e regula o acesso aos direitos sociais.
Portanto, a resposta correta reflete a necessidade de o assistente social se adaptar e responder às demandas instrumentais impostas pelo Estado em seu papel de gerenciador das questões sociais, o que pode incluir tanto o assistencialismo quanto a repressão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por isso é importante, na reflexão do significado sócio-histórico da instrumentalidade como condição de possibilidade do exercício profissional, resgatar a natureza e a configuração das políticas sociais que, como espaços de intervenção profissional, atribuem determinadas formas, conteúdos e dinâmicas ao exercício profissional. A este respeito, considerando a natureza (compensatória e residual) e o modo de se expressar das políticas sociais (como questão de natureza técnica, fragmentada, focalista, abstraída de conteúdos econômico-políticos) estas obedecem e produzem uma dinâmica que se reflete no exercício profissional através de dois movimentos: 1) interditam aos profissionais a concreta apreensão das políticas sociais como totalidade, síntese da articulação de diversas esferas e determinações 8 (econômica, cultural, social, política, psicológica), o que os limita a uma intervenção microscópica, nos fragmentos, nas refrações, nas singularidades; 2) exigem dos profissionais a adoção de procedimentos instrumentais, de manipulação de variáveis, de resolução pontual e imediata. (ver Netto, 1992 e Guerra, 1995)
https://www.uel.br/cesa/sersocial/pages/arquivos/GUERRA%20Yolanda.%20A%20instrumentalidade%20no%20trabalho%20do%20assistente%20social.pdf
Questão passiva de anulação. Não existe "Questões Sociais". A questão social é singular no Serviço Social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo